Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/34414
Título: Efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal sobre a tendência de despesas públicas do estado de Santa Catarina: evidências no período 1995-2010 segundo critérios da OCDE
Título(s) alternativo(s): Effects on the Fiscal Responsibility Act on the trend of public expenses of the state of Santa Catarina: evidences of the period 1995-2010 according to the criteria of OCDE
Autor(es): Morais, Leandro Morais de
Vicente, Ernesto Fernando Rodrigues
Souza, Gueibi Peres
Tipo: Artigo
Resumo: Neste artigo adota-se a posição de que as regras fiscais são relevantes e devem ser incorporadas ao processo de análise e discussão do comportamento das finanças públicas, utilizando-se o enfoque da Contabilidade Patrimonial e critérios da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Após uma breve revisão da literatura e inserção do caso brasileiro, propõe-se a seguinte pergunta: qual foi o efeito da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) sobre a dinâmica das despesas públicas orçamentárias do Estado de Santa de Catarina no período 1995-2010, analisadas à luz de critérios da OCDE? O estudo investiga, então, se essa relação se sustenta empiricamente. Para isso, estimou-se um modelo estocástico com dados de séries temporais para o Governo Estadual de Santa Catarina no período 1995-2010, que inclui uma variável dummy para a adoção da LRF, além de variáveis econômico financeiras e demográficas. Os resultados demonstram que houve um crescimento real da despesa pública total da ordem de 29%. Por outro lado, não houve a quebra estrutural de nenhum dos modelos estatísticos testados. Portanto, infere-se que a LRF brasileira não alterou a tendência linear de despesas realizadas em 7 funções desempenhadas e intui-se que existe espaço para aperfeiçoamentos nas regras fiscais brasileiras vigentes.
Descrição: v. 8, n 12, p. 311-350, 2016
Local de edição: Distrito Federal (DF)
Área temática: Prevenção da Corrupção, Integridade e Transparência Pública
Palavras-chave: Despesa pública
Regras fiscais
Contabilidade aplicada ao setor público
Data do documento: Jun-2016
ISSN: 2595-668X
Descrição física: V.8, n.12, p 311 - 350, 2016
URI: https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/823
Detentor de Direitos Autorais: Revista da CGU
Permissões e restrições de uso: Licenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd)::Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem a utilizar para fins comerciais.
Aparece nas coleções:Revista da CGU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
V8.n12_Efeitos.pdf7.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.