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Feb-2020Guia para elaboração de indicadores de desempenho de processosO documento apresenta uma plataforma conceitual com classificação, tipos, atributos e componentes de indicadores para, a partir desses conceitos, apresentar ao final, um roteiro prático para a elaboração de indicadores de processos, como suporte metodológico ao subprocesso Gerenciar Desempenho do processo de negócio “Gerenciar Processos de Negócio”.
10-Apr-2023Guia para Orientação das Atividades das Assessorias Especiais de Controle InternoEste guia tem o objetivo de contribuir de forma orientativa às atividades desempenhadas nas assessorias especiais de controle interno nos ministérios e trata dos principais processos de trabalho relacionados às competências da área, das legislações correlatas, dos sistemas utilizados, da comunicação dos resultados por meio de relatórios, entre outros temas de importância para o correto desempenho das atividades pelos seus titulares e respectiva equipe.
10-Apr-2023Guia para Orientação das Atividades das Assessorias Especiais de Controle InternoEste guia tem o objetivo de contribuir de forma orientativa às atividades desempenhadas nas assessorias especiais de controle interno nos ministérios e trata dos principais processos de trabalho relacionados às competências da área, das legislações correlatas, dos sistemas utilizados, da comunicação dos resultados por meio de relatórios, entre outros temas de importância para o correto desempenho das atividades pelos seus titulares e respectiva equipe.
May-2017Guia para publicação do rol de informações classificadas e desclassificadas e de relatórios estatísticosEste Guia tem como objetivo orientar os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal sobre a publicação dos itens estabelecidos pelo art. 45, Decreto n. 7.724/2012.
5-Feb-2019Guia para tratamento de informações com restrição de acesso no SEI/CGU [Versão 1.0]Guia para tratamento de informações com restrição de acesso no SEI/CGU, para que os documentos e processos no SEI devem, em regra, ter nível de acesso público e, excepcionalmente, restrito, com indicação da hipótese legal aplicável. Com vistas a padronizar o tratamento das informações no SEI/CGU, foi elaborado este guia para o tratamento de informações com restrição de acesso.
Mar-2021Guia Rápido de uso do Sistema e-Aud: Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública (MMOuP)Este guia – elaborado pela CGU com a contribuição de diversas unidades de ouvidoria de todos os Entes e Poderes da federação – tem por objetivo auxiliar na realização da autoavaliação do Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública (MMOuP).
12-Feb-2021Guia Rápido: criar políticas em comunidades e coleções da Base de ConhecimentoEste guia rápido visa apresentar ao usuário administrador do sistema como é realizada a criação de política em comunidades ou coleções da Base de Conhecimento da CGU com o objetivo de liberar o acesso para submissão nas coleções existentes.
31-Jan-2021Guia Rápido: restrições de coleções da Base de ConhecimentoEste guia rápido visa apresentar ao usuário, administrador do sistema, como se realiza a restrição de acesso a uma coleção e também de seus itens no Dspace da Base de Conhecimento da CGU.
24-May-2001HC 16093/DF: Habeas CorpusProcessual penal. Nulidade. Inocorrência. Prescrição. Pretensão punitiva. Decretação.
14-Sep-2011HC 198169/SP: Habeas CorpusAdministrativo. Habeas Corpus. Tráfico ilícito de entorpecentes. Expulsão de estrangeira do território nacional. Ausência de defesa técnica. Nulidade. Não configuração. Súmula Vinculante 5/STF. Convivência socioafetiva, dependência econômica e emprego fixo demonstrados. Preceitos fundamentais. Cidadania e dignidade da pessoa humana. Constrangimento ilegal evidenciado. Ordem concedida.
10-Mar-2020HC n. 5.53.572/ PR: Habeas CorpusTrata-se de habeas corpus substitutivo de recurso especial, com pedido liminar. No entanto, sedimentou a Corte orientação no sentido de não admitir habeas corpus substitutivo de recurso adequado, situação que implica o não conhecimento da impetração, ressalvados casos excepcionais em que, configurada flagrante ilegalidade apta a gerar constrangimento ilegal, seja possível a concessão da ordem, de ofício.
2018Highlights of Infrastructure AssuranceApresentação realizada pela Diretoria de Auditoria de Políticas de Infraestrutura (DI) para o professor Paul Lagunes, representante da Universidade de Columbia. Inicialmente foi apresentada a estrutura da SFC, suas diretorias e as áreas de atuação (Políticas Sociais, Infraestrutura, Economia e Produção, e Empresas Estatais), ressaltando como aspecto positivo a capilaridade de atuação por meio das 26 Superintendências Regionais. Depois foram descritos os setores e segmentos de Infraestrutura avaliados (logística, minas e energia, desenvolvimento urbano, recursos hídricos e meio ambiente), destacando os tipos de contratação avaliados (execução direta e outorga de serviços públicos). Nesse sentido foram apresentados três resultados de avaliações de empreendimentos de infraestrutura (Projeto de Integração do Rio São Francisco; Ampliação do Sistema Produtor de Água Corumbá IV; e Execução das obras da Ferrovia Norte-Sul e Ferrovia de Integração Oeste-Leste), ressaltando os principais problemas identificados pela CGU (precariedade dos estudos prévios; projetos e orçamentos incompletos/mal elaborados; atrasos de cronograma; precariedade da fiscalização, entre outros), e os impactos (incerteza da viabilidade econômica do empreendimento; sobrepreço e superfaturamento; aumento do custo do empreendimento, etc.), além das possibilidades de corrupção e consequente ineficiência da aplicação dos recursos públicos. Ressaltou-se também a diferença nos resultados da atuação da CGU como único órgão de controle, em relação à atuação em conjunto com outros órgãos, como a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF). Por fim, ressaltou-se os aspectos positivos da atuação da CGU no combate a corrupção como: a melhoria da transparência ativa (LAI e Portal), o Registro Nacional das Empresas Inaptas/Desonesto e Suspensas (CEIS), a Lei nº 12.813/13 (Conflito de Interesses), o Processo de Apuração de Responsabilidade de PJ (PAR), entre outros, além da necessidade de mudanças legislativas como instrumento de combate à corrupção no ambiente de obras públicas.
2018How auditing can be directed against corruption: the case of brazil’s municipality-facing auditing programme [Artigo]“O artigo demonstra como a atuação da CGU foi capaz de reduzir a corrupção nos municípios e, ao mesmo tempo, protegê-los contra influências políticas”, explica Seabra. O texto analisa as características do Programa de Fiscalização em Entes Federativos, que aprimorou a seleção por sorteios públicos – modalidade criada em 2003, que já alcançou mais de 2,2 mil prefeituras e avaliou a aplicação de montante superior a R$ 24 bilhões repassados pelo Governo Federal.
19-Feb-2020I Seminário Bimestral 2020 da CGU-R/CE: prestação de contas, devolutiva dos planos de integridade avaliados em 2019, TIME Brasil e módulos 1 e 2 de Integridade PúblicaApresentações realizadas no I Seminário Bimestral de Controladoria aplicada ao Setor Público, promovido pela Regional Ceará. Na oportunidade, o superintendente, Giovanni Pacelli, disseminou para gestores federais, estaduais e municipais o conhecimento em função de curso realizado em dezembro de 2019 promovido pela Transparência Internacional na Dinamarca no âmbito do Projeto "Planos Estaduais de Integridade", do qual o Estado do Ceará é signatário. Realizou, ainda, a devolutiva dos planos de integridade entregues em 2019 e explanou sobre o Programa Time Brasil.
Jun-2023Identificação Automática de Conluio em Pregões do Comprasnet com Aprendizado de MáquinaO Governo Federal Brasileiro executa um grande volume de licitações públicas da modalidade pregão por meio do Portal de Compras Comprasnet. No período de 2018 a 2021, aproximadamente R$ 144 bilhões foram licitados com a execução de mais de 122 mil processos desta modalidade.
Nov-2010Identificação de competências na CGU: uma proposta alinhada à estratégia de prevenção e combate à corrupçãoO presente estudo objetivou identificar as competências institucionais da Controladoria Geral da União – CGU e individuais dos Analistas de Finanças e Controle – AFC que executam ações de controle na Instituição. A identificação de competências institucionais baseou-se em entrevistas junto aos principais dirigentes dos órgãos que compõem a CGU e a identificação de competências individuais – que incluiu a descrição de desempenhos observáveis e o detalhamento de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) – fez uso primeiramente da organização de um grupo focal. Posteriormente, a fim de dar maior representatividade aos resultados obtidos com o grupo, foram disponibilizados na internet formulários aos demais servidores, contendo itens para valoração de nível de importância. A taxa de retorno dos questionários ficou abaixo da amostra, o que, no entanto, não impactou a listagem de competências e CHA identificados pelo grupo focal.
9-Feb-2022Identificando o fracionamento de compras públicas com dados abertosNeste script são utilizados os dados abertos do Portal da Transparência para identificar fracionamento de compras. O Fracionamento é um indício de irregularidade que se caracteriza pela realização de compras diretas idênticas, pelo mesmo órgão, com soma dos valores superior ao limite de dispensa de licitação.
9-Feb-2022Identificando o histórico punitivo de fornecedores públicos com dados abertosNeste script, partindo de uma lista de fornecedores (CNPJs), checamos o histórico dessas empresas nos cadastros punitivos do governo federal. São utilizados dados estruturados disponíveis em tabelas do Portal da Transparência e também obtidos com o uso de sua API.
11-Dec-2018II Workshop de Gestão Pública e Inovação: Projeto Ouvidoria AtivaO Projeto "Ouvidoria Ativa do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE - Égua da Merenda, João! foi apresentado no II Workshop de Gestão Pública – Gestão e Inovação, realizado pelo Ministério Público Federal. O objetivo do evento foi aprofundar o debate sobre temas relacionados à gestão e inovação; compartilhar boas práticas de gestão administrativa e possibilitar a troca de experiências profissionais.
19-Apr-2018O Impacto da da Evação e Retenção Sobre o Financiamento de Universidades Federais Brasileiras: um estudo a partir do indicador aluno equivalenteAs dificuldades orçamentárias por que passam as instituições federais de ensino no Brasil exigem estudos que busquem entender a dinâmica do processo de gastos e do seu financiamento. Este trabalho tem como objetivo geral é medir a evasão e a retenção nos cursos de Universidades Federais no período entre os anos 2012 e 2016, verificando o efeito de algumas variáveis sócio demográficas e os seus impactos sobre o financiamento. Este, é, então, baseado no indicador aluno equivalente, que considera a quantidade de alunos diplomados e o percentual de alunos retidos. Este último tem como base valores padronizados por áreas de cursos e que não reflete as peculiaridades dos cursos no que tange à localização geográfica e aos aspectos sociais. Assim, foram analisadas a evasão, a retenção e a relação de financiamento (razão do número de alunos equivalentes pelo estoque de alunos) a partir de um modelo de regressão utilizando-se os microdados do censo da educação superior de 2012 a 2016, divulgados pelo Inep. Do lado positivo, os resultados mostraram que a evasão e a retenção são reduzidas e a relação de financiamento aumenta com a participação dos alunos em programas de reserva de vagas. Do lado negativo, os cursos noturnos contribuem para o aumento da evasão e da retenção e a diminuição da relação de financiamento. Há variações dos resultados para regiões, anos e peso do grupo em que se localizam os cursos, em conformidade com a tabela Andifes. Quando se observam os resultados no conjunto, a Região Norte apresenta os piores resultados e os cursos de peso de grupo 4,5, como Medicina e Odontologia, apresentaram as menores taxas de evasão e retenção. Confirmou-se também que o aumento da evasão e da retenção diminui a relação de financiamento.