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https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/41964
Título: | Relação entre as contribuições da CGU e o alcance das metas propostas pelo Ministério da Educação para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - RFEPCT [Dissertação] |
Autor(es): | Nascimento, Liliane de Paiva |
Tipo: | Dissertação |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar as avaliações de desempenho da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, realizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e apresentadas nos relatórios de Auditoria Anual de Contas (AAC) dos exercícios de 2009, 2010 e 2011. Para tanto, foi necessário realizar a identificação dos indicadores de desempenho da rede de instituições de ensino, mediante a elaboração de uma Matriz de Indicadores, e cotejá-los com as análises constantes dos relatórios de AAC. Partiu-se da premissa de que as avaliações da Controladoria podem ser bem sucedidas, aqui entendido como - “podem contribuir para o alcance das metas da Rede Federal”, desde que o Ministério da Educação tenha estabelecido parâmetros claros de desempenho para a Educação Profissional e Tecnológica em nível federal. Para garantir o rigor ético e científico da pesquisa, a ferramenta utilizada para analisar os relatórios foram os padrões e critérios do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation, entre os quais podem ser destacadas a credibilidade e a imparcialidade do avaliador, a clareza do relatório, a análise do contexto do objeto avaliado, a confiabilidade das fontes de informações e a fidedignidade das informações sobre o desempenho da Rede Federal. Os resultados das análises demonstraram que o sucesso das avaliações está associado ao planejamento prévio e centralizado dos trabalhos avaliativos no Órgão Central da CGU, fundamentado em estudo aprofundado sobre a ação de governo que se pretende avaliar; à obtenção de informações fidedignas sobre o desempenho da Rede Federal, cujo sistema de monitoramento e avaliação ainda não se encontra consolidado; e à delimitação dos conteúdos e informações que devem estar presentes nos relatórios de Auditoria Anual de Contas, os quais são definidos pelo Tribunal de Contas da União. |
Local de edição: | Distrito Federal (DF) |
Área temática: | Auditoria Interna |
Assunto(s): | VCCGU::Auditoria e Fiscalização |
Palavras-chave: | Educação profissional Educação tecnológica Prestação de contas Controle para resultados Avaliação de programas Auditoria de desempenho |
Data do documento: | Jun-2013 |
Descrição física: | 192 p. |
URI: | https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/1662 |
Detentor de Direitos Autorais: | Liliane de Paiva Nascimento |
Regime de direitos autorais: | Domínio Público |
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Aparece nas coleções: | Dissertações – Auditoria Interna |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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