Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/34412
Título: Como o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal
Título(s) alternativo(s): How do users evaluate the Portal? A study with the users of the Federal Government Transparency Portal
Autor(es): Freire, Felipe Ribeiro
Batista, Carlos Marcos
Tipo: Artigo
Resumo: O Portal da Transparência, criado em 2004, tem como público-alvo o cidadão, possibilitando-o conhecer e fiscalizar o uso do dinheiro público. Pode-se dizer que ele é fonte de informações para que os cidadãos pratiquem o controle social. Este artigo parte do pressuposto de que transparência pública não significa apenas publicar e disponibilizar informações públicas, mas também possibilitar aos cidadãos encontrar e entendê-las, de maneira a fazer uso delas. Assim, este artigo investiga se esses objetivos estão sendo alcançados tendo em vista a perspectiva do usuário, ou seja: como os usuários do Portal o avaliam? A metodologia utilizada foi a condução de um websurvey anônimo para coletar a opinião desses usuários. Qualquer cidadão-usuário poderia respondê-lo. Dentre os resultados encontrados, a maioria dos respondentes acredita que o Portal é uma ferramenta eficaz de divulgação dos gastos públicos e ele foi avaliado satisfatoriamente pelos respondentes da pesquisa. Porém, as melhores avaliações partiram de usuários que o acessam tendo em vista fins profissionais e não de cidadania. Portanto, os resultados demonstram que o Portal pode ser considerado uma ferramenta eficaz para a transparência pública, mas que precisa se aperfeiçoar para se tornar mais efetiva. Isso porque há aspectos que podem ser melhorados, tais como a disponibilização e compreensão das informações, o layout do Portal e seus mecanismos de busca. Logo, nesse trabalho, a efetividade se relaciona, principalmente, ao conceito de transparência pública.
Descrição: v. 8, n 13, p. 373-403, 2016
Local de edição: Distrito Federal (DF)
Área temática: Prevenção da Corrupção, Integridade e Transparência Pública
Palavras-chave: Transparência Pública
Portal da Transparência
Avaliação
Controle Social
Data do documento: Dez-2016
ISSN: 1981-674X
Descrição física: v. 8, n 13, p.373-403, 2016
URI: https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/819
Detentor de Direitos Autorais: Revista da Controladoria-Geral da União (CGU)
Aparece nas coleções:Revista da CGU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
V8.n13_Cidadao.pdf739.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
V8.n13_Cidadao.pdf739.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.