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dc.contributor.authorFreire, Felipe Ribeiro-
dc.contributor.authorBatista, Carlos Marcos-
dc.date.accessioned2017-10-23T17:37:54Z-
dc.date.accessioned2018-06-25T20:33:02Z-
dc.date.accessioned2019-07-29T20:40:29Z-
dc.date.available2017-10-23T17:37:54Z-
dc.date.available2018-06-25T20:33:02Z-
dc.date.available2019-07-29T20:40:29Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.issn1981-674X-
dc.identifier.urihttps://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/819-
dc.descriptionv. 8, n 13, p. 373-403, 2016pt_BR
dc.description.abstractO Portal da Transparência, criado em 2004, tem como público-alvo o cidadão, possibilitando-o conhecer e fiscalizar o uso do dinheiro público. Pode-se dizer que ele é fonte de informações para que os cidadãos pratiquem o controle social. Este artigo parte do pressuposto de que transparência pública não significa apenas publicar e disponibilizar informações públicas, mas também possibilitar aos cidadãos encontrar e entendê-las, de maneira a fazer uso delas. Assim, este artigo investiga se esses objetivos estão sendo alcançados tendo em vista a perspectiva do usuário, ou seja: como os usuários do Portal o avaliam? A metodologia utilizada foi a condução de um websurvey anônimo para coletar a opinião desses usuários. Qualquer cidadão-usuário poderia respondê-lo. Dentre os resultados encontrados, a maioria dos respondentes acredita que o Portal é uma ferramenta eficaz de divulgação dos gastos públicos e ele foi avaliado satisfatoriamente pelos respondentes da pesquisa. Porém, as melhores avaliações partiram de usuários que o acessam tendo em vista fins profissionais e não de cidadania. Portanto, os resultados demonstram que o Portal pode ser considerado uma ferramenta eficaz para a transparência pública, mas que precisa se aperfeiçoar para se tornar mais efetiva. Isso porque há aspectos que podem ser melhorados, tais como a disponibilização e compreensão das informações, o layout do Portal e seus mecanismos de busca. Logo, nesse trabalho, a efetividade se relaciona, principalmente, ao conceito de transparência pública.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista da Controladoria-Geral da União (CGU)pt_BR
dc.subjectTransparência Públicapt_BR
dc.subjectPortal da Transparênciapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectControle Socialpt_BR
dc.subject.classificationPrevenção da Corrupção, Integridade e Transparência Públicapt_BR
dc.titleComo o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federalpt_BR
dc.title.alternativeHow do users evaluate the Portal? A study with the users of the Federal Government Transparency Portalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderRevista da Controladoria-Geral da União (CGU)pt_BR
dc.subject.keywordTransparência Públicapt_BR
dc.subject.keywordPortal da Transparênciapt_BR
dc.subject.keywordAvaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordControle Socialpt_BR
dc.description.physicalv. 8, n 13, p.373-403, 2016pt_BR
dc.locationDistrito Federal (DF)-
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