Visita Columbia University 10  Página de inicio de la colección

Logo

Suscribirse para recibir un correo electrónico cada vez que se introduzca un ítem en esta colección. RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Elementos (mostrados por Fecha Publicación en Descendente orden): 1 a 10 de 10
Fecha de publicaciónTítulo???itemlist.dc.description.abstract???
12-jun-2018Transparency against corruption: the Brazilian experienceApresentação realizada pela Diretoria de Transparência e Controle Social (DTC/STPC) para o professor Paul Lagunes, representante da Universidade de Columbia. A apresentação introduziu os pilares da Política de Transparência do Governo Federal e seus eixos de ação, focando, em seguida, nos instrumentos de transparência pública utilizados. Isso incluiu o Portal da Transparência, o Sistema de Informação ao Cidadão (e-SIC) e a política de Dados Abertos. Também foram mostrados resultados concretos da política ao longo de sua execução, assim como os desafios enfrentados.
2018Guardians of accountability: a field experiment on corruption and inefficiency in local public worksPara celebrar a assinatura do termo de entendimento entre a CGU e a Columbia Global Centers, o professor Paul Lagunes veio ao Brasil para proferir palestra sobre corrupção e ineficiência em obras públicas locais. Lagunes, que é professor assistente da Escola de Negócios Públicos e Internacionais da Universidade de Columbia, apresentou os resultados de estudos de campo realizados em 200 distritos peruanos com foco na análise da execução de obras pelos governos locais. Em sua fala, o professor abordou questões como o conceito e os tipos de corrupção para introduzir o assunto. Com o tema "Guardians of Accountability: A Field Experiment on Corruption and Inefficiency in Local Public Works", a pesquisa fala sobre a falta de prestação de contas de obras públicas como corrupção e ineficiência. Os resultados sugerem que o monitoramento de obras públicas por uma organização da sociedade civil pôde reduzir os custos em uma quantidade substancial e obteve ganhos de eficiência.
2018The actions of the Ministry of Transparency and Comptroller GeneralFoi apresentada a estrutura da CGU e as principais atividades de cada área. A apresentação foi feita em inglês para um grupo de estudantes da Universidade Indiana.
2018Highlights of Infrastructure AssuranceApresentação realizada pela Diretoria de Auditoria de Políticas de Infraestrutura (DI) para o professor Paul Lagunes, representante da Universidade de Columbia. Inicialmente foi apresentada a estrutura da SFC, suas diretorias e as áreas de atuação (Políticas Sociais, Infraestrutura, Economia e Produção, e Empresas Estatais), ressaltando como aspecto positivo a capilaridade de atuação por meio das 26 Superintendências Regionais. Depois foram descritos os setores e segmentos de Infraestrutura avaliados (logística, minas e energia, desenvolvimento urbano, recursos hídricos e meio ambiente), destacando os tipos de contratação avaliados (execução direta e outorga de serviços públicos). Nesse sentido foram apresentados três resultados de avaliações de empreendimentos de infraestrutura (Projeto de Integração do Rio São Francisco; Ampliação do Sistema Produtor de Água Corumbá IV; e Execução das obras da Ferrovia Norte-Sul e Ferrovia de Integração Oeste-Leste), ressaltando os principais problemas identificados pela CGU (precariedade dos estudos prévios; projetos e orçamentos incompletos/mal elaborados; atrasos de cronograma; precariedade da fiscalização, entre outros), e os impactos (incerteza da viabilidade econômica do empreendimento; sobrepreço e superfaturamento; aumento do custo do empreendimento, etc.), além das possibilidades de corrupção e consequente ineficiência da aplicação dos recursos públicos. Ressaltou-se também a diferença nos resultados da atuação da CGU como único órgão de controle, em relação à atuação em conjunto com outros órgãos, como a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF). Por fim, ressaltou-se os aspectos positivos da atuação da CGU no combate a corrupção como: a melhoria da transparência ativa (LAI e Portal), o Registro Nacional das Empresas Inaptas/Desonesto e Suspensas (CEIS), a Lei nº 12.813/13 (Conflito de Interesses), o Processo de Apuração de Responsabilidade de PJ (PAR), entre outros, além da necessidade de mudanças legislativas como instrumento de combate à corrupção no ambiente de obras públicas.
2018Department of Research and Strategic InformationApresentação realizada pela Diretoria de Informações e Pesquisas Estratégicas (DIE) para o professor Paul Lagunes, representante da Universidade de Columbia. A DIE apresentou os trabalhos realizados pelas duas coordenações que a compõem. A primeira parte da apresentação discorreu brevemente sobre as atividades da Coordenação-Geral de Informações Estratégicas (CGIE), com foco nas investigações de evolução patrimonial atípica. A segunda parte detalhou os trabalhos na área de ciência de dados desenvolvidos pelo Observatório da Despesa Pública (ODP). Foram destacados os modelos preditivos construídos para quantificação do risco de fornecedores do governo.
2018Ministry of transparency and comptroller general (CGU)Apresentação realizada pela Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Diplad) para o professor Paul Lagunes, representante da Universidade de Columbia. A Diplad apresentou o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), destacando: suas áreas-finalísticas e respectivas áreas de atuação, seu histórico de formação até o arranjo atual, o papel da CGU nos contextos nacional e internacional, sua estrutura interna atual e seu Mapa Estratégico.
2018Federal Ombudsman Office: Empowering citizens to fight corruption and reach a better public service deliveryApresentação realizada pela Ouvidoria-Geral da União (OGU) para o professor Paul Lagunes, representante da Universidade de Columbia. A apresentação ilustra o modo como a OGU vem buscando criar uma infraestrutura nacional integrada para as Ouvidorias Públicas por meio de capacitação, sistemas e padronização de processos no âmbito do Programa de Fortalecimento de Ouvidorias – PROFORT, e como os dados coletados por meio destes canais de relacionamento são convertidos em análises e recomendações para gestores no âmbito do Programa de Avaliação Cidadã de Serviços e Políticas Públicas - PROCID.
2018CGU formaliza parceria com Universidade de Columbia para ampliar capacitação e pesquisa [Notícia]O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e a Columbia Global Centers Rio de Janeiro firmaram, em 12/06/2018, parceria, por meio do Memorando de Entendimento nº 4/2018, para cooperação internacional nas áreas de produção de conhecimento, pesquisa, intercâmbio intelectual, disseminação da informação, gestão e políticas públicas. A instituição Columbia Global Centers é um eixo da Universidade de Columbia no Brasil que busca contribuir no ambiente acadêmico e de pesquisa do país.
2018The Brazilian Office of the Comptroller General and the fighting against corruptionExplanação realizada no evento com o professor Paul Lagunes, representante da Universidade de Columbia. A apresentação faz um panorama sobre a estrutura política brasileira; a estrutura e competências da CGU e da SFC; a atuação da SFC/CGU como auditoria interna do Poder Executivo Federal; o Programa de Fiscalização em Entes federativos – evolução; e as iniciativas da CGU relacionadas à prevenção e ao combate à corrupção.
2018National Disciplinary Board: Structure, Roles and ResultsApresentação realizada pela Corregedoria-Geral da União (CRG) para o professor Paul Lagunes, representante da Universidade de Columbia. A CRG falou sobre os seguintes assuntos: estrutura da CGU e da Corregedoria; os macroprocessos de supervisão, apuração direta e gerenciamento do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SisCor) e suas características; os resultados de punições de servidores e pessoas jurídicas e de capacitação em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e Processo Administrativo de Responsabilização (PAR); os sistemas CGU-PAD, CGU-PJ e o Cadastro de Expulsões da Administração Federal (CEAF); o Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS/CNEP), a Cooperação Interinstitucional e resultados da Operação Lava-Jato.
Elementos (mostrados por Fecha Publicación en Descendente orden): 1 a 10 de 10