Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/96121
Título: v. 2 (2022): Conferência Internacional de Comissários de Acesso à Informação - ICIC 2021
Autor(es): Brasil. Controladoria-Geral da União (CGU)
Conferência Internacional de Comissários de Acesso à Informação (ICIC)
Tipo: Coletânea
Resumo: Nos últimos tempos, o Direito de Acesso à Informação (DAI) se consolidou como base fundamental nas democracias em todo o mundo, pois, se os meios para seu exercício efetivo são garantidos pelas autoridades, também aumentarão as possibilidades de as pessoas usufruírem de outros direitos – políticos, sociais, econômicos, culturais ou ambientais. Para tanto, o acesso à informação requer um sistema articulado capaz de garantir que os cidadãos busquem, recebam e divulguem informações com o apoio das autoridades.Como resultado, a proteção do direito de saber tem grande relevância para os cidadãos nos dias de hoje. Por exemplo, nas últimas décadas, diversos países elaboraram normas legais, regulatórias e institucionais visando à proteção e à promoção do acesso à informação. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), atualmente existem 132 nações que adotaram meios para a proteção do DAI.2Esse progresso alcançado não foi fácil ou seguiu um procedimento linear. Pelo contrário, implicou um processo constante de aprendizagem e retroalimentação, que as autoridades competentes pelo monitoramento da implementação deste direito tiveram que enfrentar. (...).
Local de edição: Distrito Federal (DF)
Unidade Organizacional do Submetedor: UNIDADE::SECRETARIA DE INTEGRIDADE PÚBLICA (SIP)
Área temática: Comunicação Social
Assunto(s): ASSUNTO::Comunicação Social
Data do documento: 7-Abr-2022
Data de publicação: 18-Dez-2025
Fonte de publicação: Base de Conhecimento da CGU
Publicações Relacionadas: https://revista.cgu.gov.br/Cadernos_CGU/issue/view/40/47
ISSN: ISSN 2764-6017
URI: https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/22165
Detentor de Direitos Autorais: Controladoria-Geral da União (CGU)
Permissões e restrições de uso: Licenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd). Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem a utilizar para fins comerciais.
Aparece nas coleções:Cadernos Técnicos da CGU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICIC_2021_ Acesso_à_Informação.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.