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26-Dec-2008Boletim Interno n. 52, de 26 de Dezembro de 2008Trata-se do Boletim Interno nº 52, de 26 de Dezembro de 2008, que informa sobre assuntos gerais e administrativos no âmbito da CGU.
19-Dec-2008Boletim Interno n. 51, de 19 de Dezembro de 2008Trata-se do Boletim Interno nº 51, de 19 de Dezembro de 2008, que informa sobre assuntos gerais e administrativos no âmbito da CGU.
12-Dec-2008Boletim Interno n. 50, de 12 de Dezembro de 2008Trata-se do Boletim Interno nº 50, de 12 de Dezembro de 2008, que informa sobre assuntos gerais e administrativos no âmbito da CGU.
5-Dec-2008Boletim Interno n. 49, de 05 de Dezembro de 2008Trata-se do Boletim Interno nº 49, de 05 de Dezembro de 2008, que informa sobre assuntos gerais e administrativos no âmbito da CGU.
Dec-2008Corrupção e economia informalO presente artigo discute a relação entre corrupção e economia informal por meio de uma análise teórica e empírica, mostrando como essas duas variáveis estão relacionadas à qualidade institucional e como impactam e são impactadas por variáveis como as finanças públicas, a provisão de bens e serviços públicos, os investimentos privados e públicos, o crescimento econômico, o desemprego e o nível de desenvolvimento. Para tanto, o estudo sugere um modelo de causa-efeito entre essas diversas variáveis (seção 1) e apresenta os resultados empíricos preliminares obtidos da análise em crosssection agregada de 183 países nos anos de 1998, 2000 e 2002 (seção 2). Algumas considerações sobre reforma institucional, políticas de combate à corrupção e informalidade são abordadas na terceira seção. O artigo conclui que a corrupção e a economia informal reforçam-se mutuamente por meio da existência de baixa qualidade institucional, além de estarem associadas a menores níveis de desenvolvimento.
Dec-2008Controle interno nos municípios: constrangimentos e conseqüênciasNestes 20 anos da nova Constituição, constata-se admirável evolução do controle interno do Executivo Federal. Entretanto, essa dinâmica não se refletiu com a mesma intensidade nas esferas subnacionais, especialmente nos municípios. A eficácia do modelo brasileiro de controle público, fundado em organismos quasi-judiciais (os Tribunais de Contas), voltados basicamente a ações de controle a posteriori depende, dentre outros fatores, do funcionamento eficiente de sistemas de controle interno que realizem ações preventivas ou concomitantes. De forma exploratória, pretende-se, neste artigo, detectar quais fatores inibem a evolução deste instrumento central para o controle nos municípios brasileiros, após duas décadas de sua previsão na própria lei fundadora do Estado democrático, assim como verificar a associação deste processo com a provisão de políticas públicas.
Dec-2008A percepção da corrupção entre universitáriosA pesquisa foi realizada na cidade de Franca e foram criadas situações que englobavam desde os pequenos atos ilícitos do cotidiano, como uma ligação clandestina na rede elétrica, até aquela corrupção que se processa no interior do governo. Pretendia-se, desta forma, verificar indiretamente as práticas ilícitas que se processam cotidianamente na sociedade brasileira, como suborno, nepotismo, clientelismo, sonegação fiscal e favorecimento. Tais práticas estão presentes na esfera privada e na pública, podendo ser detectadas pela percepção dos entrevistados.
28-Nov-2008Boletim Interno n. 48, de 28 de Novembro de 2008Trata-se do Boletim Interno nº 48, de 28 de Novembro de 2008, que informa sobre assuntos gerais e administrativos no âmbito da CGU.
21-Nov-2008Boletim Interno n. 47, de 21 de Novembro de 2008Trata-se do Boletim Interno nº 47, de 21 de Novembro de 2008, que informa sobre assuntos gerais e administrativos no âmbito da CGU.
14-Nov-2008Boletim Interno n. 46, de 14 de Novembro de 2008Trata-se do Boletim Interno nº 46, de 14 de Novembro de 2008, que informa sobre assuntos gerais e administrativos no âmbito da CGU.