Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/64184
Título: Contribuição da Controladoria-Geral da União na Avaliação do Programa SAMU No Brasil
Autor(es): Pereira, Nelma Suely Andrade Castro
Tipo: Dissertação
Resumo: A Constituição Federal promulgada em 1988 promoveu a descentralização de políticas públicas para os entes estaduais e municipais, no entanto, o planejamento e formatação dessas políticas ainda permanecem na esfera federal. Em razão dessa descentralização e buscando assegurar aderência entre o planejamento e a execução das políticas públicas, o governo federal fortaleceu e estruturou os mecanismos de controle. No âmbito do Poder Executivo Federal a Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão responsável por realizar atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e o incremento da transparência da gestão, por meio de ações de controle e avaliação. O presente estudo analisa as contribuições da CGU na avaliação das políticas públicas de saúde, especificamente no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A pesquisa desenvolvida usou a abordagem qualitativa cuja análise dos dados foi feita por meio de análise de conteúdo de Bardin tendo como base o Relatório de Avaliação da Execução de Programa de Governo nº 61 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. Os dados do trabalho mostraram que a atuação da CGU promoveu melhorias no âmbito do programa SAMU por meio de medidas como o aprimoramento dos procedimentos internos ou adoção de novos procedimentos; ressarcimento de valores pagos indevidamente; adoção pelo gestor de medidas corretivas que foram recomendadas pela CGU; fortalecimento dos mecanismos de controle; alteração de rotinas internas; responsabilização dos desvios identificados; indicação de desperdícios na execução dos recursos de custeio do programa; identificação de deficiências no monitoramento do programa; entre outras recomendações.
Observações/Notas: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas como requisito para obtenção do título de Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Área de concentração: Gestão e Avaliação de Políticas Públicas Linha de pesquisa: Dinâmicas Institucionais e Avaliação de Políticas Públicas. Orientadora: Prof.ª Drª. Ana Lúcia Medeiros
Local de edição: Tocantins (TO)
Unidade Organizacional do Submetedor: UNIDADE::SUPERINTENDÊNCIAS REGIONAIS::Regional Tocantins
Área temática: Auditoria Interna
Assunto(s): ASSUNTO::Auditoria Interna::Ações de controle: saúde
ASSUNTO::Auditoria Interna::Ações de controle: saúde
Data do documento: 29-Mai-2020
Fonte de publicação: Base de Conhecimento da CGU
URI: https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/10663
Detentor de Direitos Autorais: Nelma Suely Andrade Castro Pereira
Controladoria-Geral da União (CGU)
Permissões e restrições de uso: Licenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd)::Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem a utilizar para fins comerciais.
Aparece nas coleções:Dissertações – Auditoria Interna

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Versao_Final_Completa_UFT.pdf4.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.