Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/41959
Título: A escolha pública no orçamento federal: uma análise a partir dos indicadores dos programas finalísticos
Autor(es): Costa, Giovanni Pacelli Carvalho Lustosa da
Tipo: Dissertação
Resumo: O orçamento público é uma das manifestações mais puras da escolha pública, pois a decisão de poucos, representados na democracia pelos políticos e burocratas, afeta a vida de toda a sociedade. A lei orçamentária anual brasileira, que adota o modelo do orçamento-programa, é composta pelo seguinte ciclo: Elaboração; Discussão, Votação e Aprovação; Execução Orçamentária e Financeira; e Controle e Avaliação. Estas etapas do ciclo orçamentário combinadas com o ciclo de políticas públicas mostram que existe a previsão teórica de retroalimentar o sistema orçamentário com os resultados alcançados na avaliação dos programas de governo. Assim, questiona-se: de que forma os resultados da políticas públicas evidenciados pelos indicadores de desempenho dos programas finalísticos publicados nos relatórios anuais de avaliação influenciaram o processo de alocação de recursos no ciclo orçamentário federal no período entre 2008 e 2011? Para responder a esta questão foi delineada a seguinte estratégia de pesquisa dividida em quatro partes: (i) identificação de um padrão comportamental nas escolhas públicas dos principais atores políticos envolvidos no processo; (ii) identificação dos grupos de interesse que mais se beneficiaram e mais se prejudicaram em decorrência dessas escolhas; (iii) análise dos resultados evidenciados das políticas públicas por meio dos indicadores de desempenho dos programas finalísticos; (iv) análise da influência dos resultados evidenciados das políticas públicas sobre as subsequentes escolhas públicas na alocação de recursos.
Local de edição: Distrito Federal (DF)
Área temática: Auditoria Interna
Assunto(s): VCCGU::Auditoria e Fiscalização::Avaliação de Políticas Públicas
Palavras-chave: Escolha pública
Orçamento
Programas de governo
Indicadores de desempenho
Data do documento: 2011
Descrição física: 280 p.
URI: https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/1664
Detentor de Direitos Autorais: Giovanni Pacelli Carvalho Lustosa da Costa
Regime de direitos autorais: Domínio Público
Permissões e restrições de uso: Licenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd)::Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem a utilizar para fins comerciais.
Aparece nas coleções:Dissertações – Auditoria Interna

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_A escolha Publica no Orcamento Federal_Pacelli.pdf5.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.