Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/31032
Titel: Responsabilização de pessoas jurídicas por corrupção: aplicação da Lei nº 12.846/2013 e seus primeiros resultados
Autor(en): Santos, Dielson Claudio dos
Coelho Junior, Thalmo de Paiva
metadata.dc.type: Artigo
Zusammenfassung: O artigo analisa a aplicação da Lei nº 12.846/2013, denominada Lei Anticorrupção, por intermédio dos resultados materializados na condução de Processos Administrativos de Responsabilização, instituto previsto nos artigos 8º a 15 da LAC, para responsabilização de pessoas jurídicas por atos de corrupção. Utilizando-se de metodologia de estudo de campo, de caráter exploratório, mediante análise de pesquisa bibliográfica e documental, identificou-se uma amostra do universo de processos administrativos de responsabilização instaurados no período compreendido entre 29 de janeiro de 2014 a 28 de fevereiro de 2017, com o fito de conhecer o estágio atual da efetiva aplicação da Lei Anticorrupção. A análise dos dados encontrados indica uma baixa adesão de órgãos competentes em âmbito nacional na instauração de processos administrativos de responsabilização, bem como baixa tempestividade na apresentação de decisão de mérito nos processos instaurados. Verifica-se também baixo registro de informações no Cadastro Nacional de Empresas Punidas acerca das sanções aplicadas, prejudicando a transparência ativa e dificultando o controle social. O trabalho assinala a importância do conhecimento de dados decorrentes de decisões de Processos Administrativos de Responsabilização com vistas a oferecer subsídios para formulação de políticas públicas e estratégias no aperfeiçoamento das ações de defesa do patrimônio e dos serviços públicos prestados aos cidadãos brasileiros.
metadata.dc.location: Distrito Federal (DF)
metadata.dc.subject.classification: Correição
metadata.dc.subject.vccgu: VCCGU::Correição::Responsabilização de pessoa jurídica
metadata.dc.subject.keyword: Corrupção
Responsabilização de pessoas jurídicas
Lei nº 12.846/2013
Movimento global anticorrupção
Erscheinungsdatum: 25-Okt-2017
metadata.dc.date.started: 30-Jun-2019
metadata.dc.source: Revista da AGU
metadata.dc.relation.references: https://seer.agu.gov.br/index.php/AGU/article/view/1875/2004
ISSN: 1981-2035
metadata.dc.description.physical: Revista da AGU
URI: https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/4933
metadata.dc.rights.holder: Dielson Claudio dos Santos
Margareth Vetis Zaganelli
Thalmo de Paiva Coelho Junior
metadata.dc.rights.license: Licenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd)::Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem a utilizar para fins comerciais.
Enthalten in den Sammlungen:Artigos - Correição

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
1875-6333-5-PB-1_Revista_da_AGU.pdf465.59 kBAdobe PDFMiniaturbild
Öffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.