Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/28767
Título: A necessidade de alinhamento entre governança corporativa, gestão de riscos e controles internos administrativos para se atingir os objetivos e resultados, agregando valor público [Apresentação]
Autor(es): Castro, Fabiano de
Tipo: Apresentação / Slides
Resumo: Apresentação do resultado de Especialização em Gestão Pública, desenvolvido pelo autor na Escola Nacional de Administração Pública, intitulada "A necessidade de alinhamento entre governança corporativa, gestão de riscos e controles internos administrativos para se atingir os objetivos e resultados, agregando valor público". O autor destaca que Governança e Gestão orientadas para objetivos e resultados para agregarem valor público requerem reforço de implementação e alinhamento com a avaliação das políticas públicas. Da pesquisa exploratória na evolução da CGU sobre três pilares de avaliação de resultados privados: controle interno, ERM e governança corporativa comparados com às do setor público, quanto aos limites/alinhamento entre gestão e governança, conclui-se que o planejamento e controle orientados por resultados falhou ao negligenciar e mitigar a estruturação do controle interno administrativo da gestão, gerando confusão nas responsabilidades dos gestores pelo autocontrole e lacunas desse conhecimento na base do sistema de controle/avaliação. A CGU foi robustecida sem empregar, também, os três pilares. Contudo, é possível alinhar gestão e governança, com a estruturação do controle da gestão a partir da IN 01-MP/CGU-2016, que converge aos pilares, resta incluir modelos privados para melhorar desempenho/processos, resultados e solucionar/tratar os problemas da sociedade.
Local de edição: Distrito Federal (DF)
Área temática: Auditoria Interna
Planejamento e Desenvolvimento Institucional
Assunto(s): VCCGU::Auditoria e Fiscalização::Gerenciamento de riscos
VCCGU::Planejamento e Desenvolvimento Institucional::Gestão de riscos
Palavras-chave: Controle interno
Politicas públicas
Governança corporativa
Data do documento: 2017
Data de publicação: 7-Abr-2017
Publicações Relacionadas: https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/1711
Descrição física: 26 slides; il.: color.
URI: https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/1894
Detentor de Direitos Autorais: Fabiano de Castro
Permissões e restrições de uso: Licenças::Licença padrão para publicações::Utilizada para o objeto cujo detentor de direitos autorais patrimoniais seja a CGU, como documentos produzidos pelos servidores e colaboradores da CGU no âmbito de suas atribuições funcionais ou documentos que tenham tido a cessão de direitos patrimoniais negociada com o autor em caráter definitivo. É permitida a distribuição desde que autorizada pelo autor.
Aparece nas coleções:Ciclo de Palestras da CGU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Apresentacao_2017_Fabiano de Castro.pdf1.86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.