Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/28762
Título: Indicadores econômico-financeiros como Red Flags de risco de fraudes ou manipulação contábil [Vídeo]
Autor(es): Dematté, Franciele Cristina Medrado
Tipo: Vídeo
Resumo: Apresentação, no âmbito do Ciclo de Palestras da CGU, da dissertação de Mestrado em Ciências Contábeis, defendida pela autora na Universidade de Brasília. Este estudo teve por objetivo testar a adequação de indicadores econômico-financeiros como mecanismos de alerta, denominados de Red Flags, na detecção de eventos incomuns que caracterizem riscos de fraude ou manipulação contábil, em um processo de auditoria contínua. O pressuposto é que a fraude e a manipulação contábil representam uma séria ameaça à confiabilidade e à idoneidade das demonstrações auditadas, gerando incertezas quanto à sua credibilidade por parte dos participantes do mercado de capitais. Em um momento no qual casos de corrupção envolvendo grandes empresas estatais brasileiras começaram a ser desvendados por órgãos e entidades do Estado, emerge a necessidade do desenvolvimento de técnicas e mecanismos que suportem os auditores em suas avaliações sobre a fidedignidade dos registros contábeis. Para a realização dos testes empíricos foram consideradas as informações anuais de 490 empresas registradas na CVM, no período de 2008 a 2015. Os resultados da estimação de modelos de regressão de dados em painel com efeitos fixos seccionais e duplo efeitos fixos confirmaram a associação positiva e estatisticamente relevante entre o risco de fraudes e as perdas operacionais e o aumento do endividamento das empresas. Os resultados também confirmaram a associação positiva e estatisticamente relevante entre a manipulação contábil e o crescimento das receitas operacionais sem que houvesse um crescimento equivalente no fluxo de caixa operacional, a existência de rentabilidade não condizente com outras empresas do mesmo setor e o crescimento do lucro líquido. Como principais contribuições do estudo à literatura foram obtidos elementos que auxiliam na compreensão de indicadores econômico-financeiros de empresas que apresentam riscos de fraude ou que manipulam suas demonstrações contábeis, de modo a subsidiar processos de auditoria contínua nas empresas.
Local de edição: Distrito Federal (DF)
Área temática: Auditoria Interna
Assunto(s): VCCGU::Auditoria e Fiscalização
Palavras-chave: Indicadores econômico-financeiros
Mecanismos de alerta
Risco de fraude
Manipulação contábil
Red Flags
Data do documento: 2017
Data de publicação: 26-Mai-2017
Publicações Relacionadas: https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/1087
Descrição física: 1 vídeo
URI: https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/1857
Detentor de Direitos Autorais: Franciele Cristina Medrado Dematté
Permissões e restrições de uso: Licenças::Licença padrão para publicações::Utilizada para o objeto cujo detentor de direitos autorais patrimoniais seja a CGU, como documentos produzidos pelos servidores e colaboradores da CGU no âmbito de suas atribuições funcionais ou documentos que tenham tido a cessão de direitos patrimoniais negociada com o autor em caráter definitivo. É permitida a distribuição desde que autorizada pelo autor.
Aparece nas coleções:Ciclo de Palestras da CGU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9_TV_CGU_26_05_Franciele_Dematte.mpg354.91 MBMPEGVisualizar/Abrir
9_TV_CGU_26_05_Franciele_Dematte.mpg354.91 MBMPEGVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.