Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/28718
Título: O efeito do perfil do auditado sobre a opinião do auditor público [Apresentação]
Autor(es): Costa, Giovanni Pacelli Carvalho Lustosa da
Tipo: Apresentação / Slides
Resumo: O objetivo deste estudo experimental é analisar o efeito do perfil, se técnico ou político, do auditado sobre a opinião do auditor. Considerando cenários simulados dentro de um experimento, foram aplicados questionários distintos para dois grupos de auditores da Controladoria-Geral da União. No cenário do primeiro grupo, os auditados possuíam perfil político; enquanto no segundo grupo de auditores, os auditados possuíam perfil técnico. Após a aplicação dos questionários, foi aplicado o teste qui-quadrado a fim de verificar se houve tratamento diferenciado entre os dois grupos de auditores sobre os auditados cuja única diferença era o perfil dos auditados. Os resultados indicaram que não houve diferença entre os dois grupos de auditores, corroborando a tese de que os auditores se baseiam em evidências e não em pré-conceitos. Por fim, um resultado expressivo é que após as justificativas dos gestores, a opinião preliminar dos auditores foi modificada em ambos os grupos, evidenciando que essa etapa do processo de auditoria (manifestação do gestor) é essencial na fundamentação da opinião do auditor.
Área temática: Auditoria Interna
Assunto(s): Auditoria e Fiscalização
Palavras-chave: Perfil técnico do auditado
Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC)
Processo de auditoria
Auditor público
Perfil político do auditado
Data do documento: 19-Mai-2017
Descrição física: 35 slides; il.: color.
URI: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/28718
Detentor de Direitos Autorais: Giovanni Pacelli Carvalho Lustosa da Costa
Política de acesso: Acesso Aberto
Regime de direitos autorais: Domínio Público
Permissões e restrições de uso: Licença Padrão CGU para Publicações: São permitidas a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://repositorio.cgu.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que reproduzida esta licença e que fique claro para os usuários os termos de uso dessa obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens contidas nas publicações, ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais, a Lei nº 9.610/1998, e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Aparece nas coleções:Ciclo de Palestras da CGU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Apresentacao_2017_Giovanni_Pacelli.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.