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dc.contributor.authorMasuda, Laura Shizue Moriga-
dc.contributor.authorCronemberger, Cecilia-
dc.contributor.authorAndrade, Dárlison Fernandes Carvalho de-
dc.contributor.authorTatagiba, Fernando Coutinho Pimental-
dc.contributor.authorJorge, Rodrigo Silva Pinto-
dc.date.accessioned2025-12-09T19:46:00Z-
dc.date.accessioned2025-12-09T21:20:36Z-
dc.date.available2025-12-09T19:46:00Z-
dc.date.available2025-12-09T21:20:36Z-
dc.date.issued2025-11-05-
dc.identifier.issnISSN 2595-668Xpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/96054-
dc.description.abstractEste trabalho é um relato de prática sobre o planejamento estratégico do Programa Monitora e como tal processo contribui para o aprimoramento da governança na implementação do monitoramento da biodiversidade nas Unidades de Conservação (UCs) federais. Utilizando a metodologia Balanced Scorecard (BSC), o planejamento foi construído de forma participativa, envolvendo diferentes níveis de gestão da instituição, e resultou em objetivos estratégicos em quatro perspectivas: Aprendizado e Recursos, Processos Internos, Beneficiários e Resultados Finalísticos. Em linhas gerais, o processo possibilitou maior alinhamento com a missão institucional do ICMBio, além de fortalecer a transparência e a governança ambiental. Os dados gerados pelo Monitora, por meio de publicações e painéis dinâmicos, podem ser aplicados em instrumentos de gestão, políticas públicas e ações de conservação, inclusive com o potencial de subsidiar políticas de adaptação às mudanças climáticas. Esse trabalho mostra que o planejamento estratégico foi fundamental para evoluir de uma gestão fragmentada para uma abordagem sistêmica e integrada, com destaque para a institucionalização e padronização de processos, melhoria na comunicação interna, valorização da participação social e fortalecimento das capacidades institucionais. Por outro lado, os principais desafios que permanecem estão relacionados à complexa gestão financeira, a dependência de projetos especiais e à necessidade de desburocratizar a execução financeira. Por isso, recomenda-se uma modelagem detalhada, um reforço na sua execução com Orçamento Geral da União e a simplificação dos procedimentos financeiros considerando as especificidades locais.pt_BR
dc.sourceBase de Conhecimento da CGUpt_BR
dc.subject.classificationComunicação Socialpt_BR
dc.titleO planejamento estratégico do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade: implicações para a governança e a implementação do Monitora sob o uso da metodologia BSCpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseLicenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd). Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem a utilizar para fins comerciais.pt_BR
dc.rights.holderControladoria-Geral da União (CGU)pt_BR
dc.subject.areasUNIDADE::SECRETARIA DE INTEGRIDADE PÚBLICA (SIP)pt_BR
dc.subject.keywordunidade de conservaçãopt_BR
dc.subject.keywordmonitoramentopt_BR
dc.subject.keywordICMBiopt_BR
dc.subject.keywordmudanças climáticaspt_BR
dc.subject.keywordbalanced scorecardpt_BR
dc.locationDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.relation.referenceshttps://revista.cgu.gov.br/Revista_da_CGU/article/view/813/476pt_BR
dc.date.started2025-12-09-
dc.subject.vccguASSUNTO::Comunicação Socialpt_BR
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