Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/42047
Título: Redes Sociais e Participação Política: Um estudo da página do Senado Federal no Facebook
Autor(es): Campos, Roberta Guerra Holder Belfort
Tipo: Monografia
Resumo: Este trabalho estuda a atuação do Senado Federal em sua página oficial na rede social Facebook, no que diz respeito ao incentivo da participação popular no debate público e aos princípios da comunicação pública. Para isso, analiso as relações entre representação política e participação e os conceitos de democracia digital, governo eletrônico e redes sociais digitais. Utilizo ainda as técnicas de pesquisa da Análise de Conteúdo (AC) para analisar 56 posts publicados no mês de outubro de 2015 e 1.299 comentários coletados pelo método aleatório. Conclui-se que a página oferece aos usuários da internet informações atualizadas e proporciona um espaço aberto de debate público, porém, não há perspectiva dialógica, uma vez que o Senado praticamente não responde às manifestações dos usuários nesse espaço virtual. Percebe-se, portanto, dificuldade do órgão em explorar as redes sociais em todas as suas funcionalidades.
Observações/Notas: pg. 101
Local de edição: Distrito Federal (DF)
Unidade Organizacional do Submetedor: UNIDADE::SECRETARIA-EXECUTIVA (SE)::DIRETORIA DE GESTÃO INTERNA (DGI)::Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (COGEP)
Área temática: Tecnologia da Informação
Assunto(s): ASSUNTO::Tecnologia da Informação
Palavras-chave: Redes sociais
Participação política
Democracia
Comunicação pública
Data do documento: 2016
URI: https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/6287
Detentor de Direitos Autorais: Roberta Guerra Holder Belfort Campos
Permissões e restrições de uso: Licenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd)::Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem utilizá-la para fins comerciais.
Aparece nas coleções:Monografias – Tecnologia da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REDES SOCIAIS E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA - UM ESTUDO DA PÁGINA DO SENADO FEDERAL NO FACEBOOK.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.