Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/42005
Título: Mapeamento Cognitivo como Ferramenta para Auditoria Operacional
Autor(es): Mascarenhas, Cristina Monken
Contribuidor(es): Lima, Dagomar Henriques (Orientador)
Tipo: Monografia
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Especialização em Auditoria Interna e Controle Governamental – realizado por meio do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados/Cefor. Este relatório técnico-científico discute uma proposta de adaptação da técnica de mapeamento cognitivo para a utilização em auditoria operacional, com base na literatura que a descreve como ferramenta de gestão. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica a respeito dos temas mapeamento cognitivo e auditoria operacional. Durante a pesquisa, foram identificadas oportunidades de adequação da ferramenta gerencial para uma ferramenta de diagnóstico na etapa de planejamento em auditoria operacional. Foi feita uma simulação de utilização do mapeamento cognitivo, utilizando dados de uma auditoria recente do Tribunal de Contas da União. Ao final, é apresentada proposta de documento técnico para orientar a aplicação da técnica em auditorias operacionais do Tribunal.
Local de edição: Distrito Federal (DF)
Área temática: Auditoria Interna
Assunto(s): VCCGU::Auditoria e Fiscalização
Palavras-chave: Mapeamento cognitivo
Auditoria operacional
Ferramenta de auditoria
Técnica de auditoria
Data do documento: 2009
Data de publicação: 2009
Fonte de publicação: IntraCGU
Publicações Relacionadas: https://cgugovbr.sharepoint.com/sites/IntraCGU/_layouts/15/search.aspx/siteall?q=Mapeamento%20Cognitivo
Descrição física: 59 p.
URI: https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/4097
Detentor de Direitos Autorais: Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU)
Permissões e restrições de uso: Licenças::Autorização::O autor e detentor dos direitos autorais patrimoniais da obra autoriza o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) a disponibilizar o recurso e material elaborados no Repositório da CGU, em acesso aberto.
Aparece nas coleções:Monografias – Auditoria Interna

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mapeamento_cognitivo_como_ferramenta_para_auditoria_2009.pdf602.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.