Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/41984
Título: Diagnóstico da capacitação em segurança pessoal de servidores da Controladoria Geral da União – CGU, para operações especiais
Autor(es): Pinto, Cristiano Paulo Soares
Tipo: Monografia
Resumo: Qualquer trabalho desenvolvido por um profissional possui grau de risco inerente ao desempenho dessa função. Algumas atividades, no entanto, possuem um risco mais elevado do que outras; inclusive, dentro de uma mesma instituição. No serviço público não é diferente. A Controladoria-Geral da União, Órgão Central do Controle Interno do Poder Executivo Federal, tem dentro de suas atribuições o combate e prevenção à corrupção. Desempenha, entre outras funções, o papel de combater irregularidades na condução do gasto público, procurando, assim, evitar ações nocivas ao patrimônio público. Nesse contexto, ocorrem as Operações Especiais, trabalhos realizados em conjunto com a Polícia Federal (PF). Servidores da CGU participam dessas operações com o objetivo de instruir o processo de apuração de possíveis atos ilícitos. Diante da relevância dessas atividades nos últimas anos, este trabalho foi elaborado com vistas a estudar as rotinas de treinamento e capacitação para segurança pessoal dos servidores da CGU em trabalhos de campo nas referidas Operações Especiais, procurando, dessa maneira, diagnosticar os procedimentos inerentes à realização e à qualidade desses treinamentos. Aliado a isso, procurou-se apurar junto a especialistas e acadêmicos as melhores práticas sobre o assunto tanto no ramo privado quanto em órgão públicos. Com base nessa pesquisa, buscou-se verificar a aplicabilidade das técnicas de análise e de gerenciamento de riscos no que concerne à Segurança Pessoal e à Conduta Segura.
Local de edição: Distrito Federal (DF)
Área temática: Auditoria Interna
Assunto(s): VCCGU::Auditoria e Fiscalização
Palavras-chave: Segurança pessoal
Servidor público
Controladoria-Geral da União (CGU)
Conduta segura
Gerenciamento de riscos
Data do documento: 2009
Descrição física: 72 p.
URI: https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/1681
Detentor de Direitos Autorais: Cristiano Paulo Soares Pinto
Regime de direitos autorais: Domínio Público
Permissões e restrições de uso: Licenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd)::Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem a utilizar para fins comerciais.
Aparece nas coleções:Monografias – Auditoria Interna

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiano Paulo Soares Pinto.pdf336.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.