Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/41944
Título: SINAPI x ORSE: análise comparativa entre o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil e o sistema adotado pelo Governo do Estado de Sergipe
Autor(es): Almeida, Maurício da Cunha
Tipo: Artigo
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo comparativo entre os serviços e preços de construção civil disponibilizados por dois sistemas de custos: Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil - SINAPI e Sistema de Orçamento de Obras de Sergipe - ORSE. O trabalho, um estudo de caso, foi realizado a partir de pesquisa documental e bibliográfica. Foram comparados dois orçamentos para um mesmo projeto de casa térrea padrão popular do Programa Minha Casa Minha Vida - MCMV: um com custos unitários extraídos do SINAPI Referencial e o outro com custos unitários originários do ORSE, ambos para o município de Aracaju, referentes a setembro de 2009. Os resultados indicaram a diversidade de métodos utilizados na formulação de composições unitárias de serviços para uso na construção civil e obras públicas.
Local de edição: Distrito Federal (DF)
Área temática: Auditoria Interna
Assunto(s): VCCGU::Auditoria e Fiscalização::Obras públicas
Palavras-chave: Custos unitários
Orçamentos de obras
Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
Sistema de Orçamento de Obras de Sergipe (ORSE)
Data do documento: 2009
Descrição física: 31 p.
URI: https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/1732
Detentor de Direitos Autorais: Maurício da Cunha Almeida
Regime de direitos autorais: Domínio Público
Permissões e restrições de uso: Licenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd)::Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem a utilizar para fins comerciais.
Aparece nas coleções:Artigos – Auditoria Interna

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_cientifico_Mauricio_da_Cunha_Almeida.pdf259.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.