Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/34458
Title: O problema da escolha de objetos em trabalhos de auditoria e controle: uma proposta de simplificação com o uso do Índice de Significância dos Controles (ISC)
Other Titles: The problem of choosing audit and accountability objects: a simplification proposal through the usage of the Significance Control Index of (ISC)
Authors: Vieira, Fernando Souza de
Gonçalves, Lys Marisa
Duarte, Sergio Moura
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.location: Distrito Federal (DF)
metadata.dc.subject.classification: Auditoria Interna
Comunicação Social
metadata.dc.subject.vccgu: VCCGU::Comunicação Social::Revista da CGU
VCCGU::Auditoria e Fiscalização::Gerenciamento de riscos
VCCGU::Auditoria e Fiscalização::Padrões de auditoria
metadata.dc.subject.keyword: Valor monetário
Leis orçamentárias
Stakeholders
Issue Date: Jan-2018
metadata.dc.date.started: Jan-2018
metadata.dc.source: https://ojs.cgu.gov.br/index.php/Revista_da_CGU
Abstract: Critérios como materialidade ou risco são considerados pela literatura indicadores que podem minimizar o caráter meramente subjetivo e, por vezes, direcionado de objetos em trabalhos de inspeção, auditoria ou avaliações de controle. Todavia, ainda assim, a escolha de temas, assuntos, instituições, departamentos, fatos ou atos a serem examinados nestas atividades é, não raras vezes, controversa e sujeita ao mero ímpeto dos agentes com maior poder volitivo. O presente trabalho infere que este problema pode ser atacado com a padronização de variáveis qualitativas e quantitativas, como valores monetários e a constatação de tratar-se ou não de um programa de governo prioritário, conforme estabelecido nas leis orçamentárias vigentes, por exemplo, conjugadas a pesos matemáticos, valendo-se tanto dos critérios preconizados pela literatura e pela legislação, quanto outros que eventualmente se adequam às particularidades do ente controlador, o que resulta em um índice de fácil leitura e entendimento por parte dos stakeholders.
ISSN: 1981-674X
metadata.dc.description.physical: V. 10, n. 16, p. 788-816, 2018
URI: https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/2693
metadata.dc.rights.holder: Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU)
metadata.dc.rights.access: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.type: Licença Padrão CGU para Publicações
metadata.dc.rights.license: Licença Padrão CGU para Publicações: São permitidas a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://repositorio.cgu.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que reproduzida esta licença e que fique claro para os usuários os termos de uso dessa obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens contidas nas publicações, ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais, a Lei nº 9.610/1998, e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Appears in Collections:Revista da CGU

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V10_n16_Problema.pdf1.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.