Teses – Gestão Interna 3  Página de inicio de la colección

Logo

Suscribirse para recibir un correo electrónico cada vez que se introduzca un ítem en esta colección. RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Elementos (mostrados por Fecha Publicación en Descendente orden): 1 a 3 de 3
Fecha de publicaciónTítulo???itemlist.dc.description.abstract???
oct-2024MBA em Liderança, Gestão de Equipes e ProdutividadeO estudo de caso abordará as oportunidades de uso da Inteligência Artificial (IA) na auditoria pública para aumento da produtividade nas suas etapas - planejamento, execução, relatoria, supervisão e monitoramento, com escopo nos Órgãos de Controle Interno da União, por intermédio de seu Conselho de Dirigente (DICON), que reúne os titulares dos órgãos de controle interno dos poderes.
feb-2024Aplicação do Método AHP Gaussiano no planejamento dos trabalhos de auditoria da Controladoria-Geral da União em São PauloCenários que envolvem tomada de decisão com eventual conflito de interesses, limitação de recursos e múltiplos critérios no processo decisório requerem o uso da ciência para apoiar de forma objetiva e consistente a condução da solução desses problemas. Neste trabalho, utilizou-se a aplicação do Método AHP Gaussiano na etapa de seleção de entidades a serem auditadas por uma equipe de auditoria.
2020Análise do impacto dos efeitos de disclosure promovida pelos relatórios de fiscalização da Controladoria-Geral da União no crescimento econômico dos Municípios BrasileirosAo mesmo tempo em que são importantes para a contabilização do PIB nacional, os municípios brasileiros recebem verbas dos demais entes federativos e estão sujeitos aos órgãos de controle destes. Tais órgãos atuam, dentre outras maneiras, emitindo recomendações aos gestores repassadores de recursos, que são publicadas em relatórios próprios. Para o melhor do conhecimento, inexistem estudos que mensuram os efeitos dessas divulgações no crescimento econômico municipal. Com isso, o objetivo final desta pesquisa foi identificar em que medida o impacto da disclosure promovida pelos relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU)—órgão de controle interno do Governo Federal — afeta o crescimento econômico dos municípios brasileiros. Esta tese foi dividida em dois estudos, os quais utilizaram modelos de regressão para dados em painel, contando com aproximadamente 5.500 observações (municípios) para o período compreendido entre os anos de 2002 a 2016, a partir de dados do IBGE, STN e CGU. Os resultados mostraram que as decisões tomadas a partir da atuação da CGU impactam negativamente a variação do PIB municipal, por intermédio dos efeitos de disclosure promovidos pela divulgação de seus relatórios de fiscalização. Adicionalmente, foi verificado que variáveis relativas à política fiscal e a fatores históricos também causam impactos nesse crescimento. Assim, esta tese contribui para os pesquisadores da área devido à lacuna do conhecimento sobre a combinação destes temas, e para agentes executores e elaboradores de políticas públicas. A relevância do tema se dá pelo fato de que o crescimento econômico implica em bem-estar social. Esta pesquisa tem impacto para a Administração, especificamente para a Administração Pública, em virtude das orientações sobre a implementação da política fiscal municipal e da necessidade de se reformular os procedimentos gerenciais relacionados à atuação operacional da CGU, mitigando seus efeitos negativos sobre o PIB dos municípios.
Elementos (mostrados por Fecha Publicación en Descendente orden): 1 a 3 de 3