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| dc.contributor.author |
Pinheiro, Maria Amélia Eugênia |
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| dc.contributor.author |
Cotta, Carla Rodrigues |
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| dc.date.accessioned |
2025-12-19T19:48:10Z |
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| dc.date.available |
2025-12-19T19:48:10Z |
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| dc.date.issued |
2022-11-29 |
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| dc.identifier.issn |
ISSN 2764-6017 |
pt_BR |
| dc.identifier.uri |
https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/22211 |
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| dc.description.abstract |
O debate entre o acesso à informação e a proteção de dados pessoais não é recente, mas tem se intensificado nas últimas décadas. De um lado existe a necessidade de transparência, que fundamenta o Estado democrático, de outro, há que se garantir a privacidade dos seus cidadãos. Com a implementação das normas a partir da promulgação da Constituição de 1988, com destaque para a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), é necessário ter clara as implicações de tais normas no âmbito da atuação do setor público, bem como a identificação de eventual antinomia entre elas. Seguindo essa linha de raciocínio, o presente artigo apresenta, inicialmente, um breve histórico sobre a evolução das normas que tratam dos direitos de acesso à informação e da proteção dos dados pessoais no âmbito nacional e internacional. Posteriormente, o estudo perpassa os principais aspectos das normas vigentes que regem as matérias no âmbito nacional, analisando suas implicações à atuação do setor público. No que se refere ao direito de acesso à informação foram abordadas as diretrizes da Lei de Acesso a Informação, bem como descritos trabalhos de análise e de classificação da transparência e das restrições de acesso, buscando estabelecer correlação com a lei brasileira. Em seguida, o trabalho trata das implicações da LGPD na atuação da Administração Pública, analisando especialmente aspectos relativos ao compartilhamento de dados para a apuração disciplinar. Dessa forma, o estudo demonstra que o direito à privacidade e, consequentemente, a proteção aos dados pessoais dos envolvidos, não pode ser invocada com a finalidade de obstaculizar investigação de natureza administrativa que objetiva apurar irregularidades cometidas contra a Administração Pública, uma vez que o interesse público deve ter prevalência sobre o direito privado. |
pt_BR |
| dc.source |
Base de Conhecimento da CGU |
pt_BR |
| dc.subject.classification |
Comunicação Social |
pt_BR |
| dc.title |
O compartilhamento de dados pessoais entre instituições públicas para fins de apuração disciplinar |
pt_BR |
| dc.type |
Artigo |
pt_BR |
| dc.rights.license |
Licenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd). Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem a utilizar para fins comerciais. |
pt_BR |
| dc.rights.holder |
Controladoria-Geral da União (CGU) |
pt_BR |
| dc.subject.areas |
UNIDADE::SECRETARIA DE INTEGRIDADE PÚBLICA (SIP) |
pt_BR |
| dc.subject.keyword |
LGPD. |
pt_BR |
| dc.subject.keyword |
Compartilhamento de dados. |
pt_BR |
| dc.subject.keyword |
Administração Pública. |
pt_BR |
| dc.location |
Distrito Federal (DF) |
pt_BR |
| dc.relation.references |
https://revista.cgu.gov.br/Cadernos_CGU/article/view/601/342 |
pt_BR |
| dc.date.started |
2022-11-29 |
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| dc.subject.vccgu |
ASSUNTO::Comunicação Social |
pt_BR |
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