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| dc.contributor.author |
Silva, Rodrigo de Bona da |
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| dc.date.accessioned |
2025-12-19T11:07:35Z |
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| dc.date.available |
2025-12-19T11:07:35Z |
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| dc.date.issued |
2022-03-15 |
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| dc.identifier.issn |
ISSN 2764-6017 |
pt_BR |
| dc.identifier.uri |
https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/22185 |
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| dc.description.abstract |
Desde 2017, toda organização pública brasileira deve regulamentar uma ouvidoria administrativa e disponibilizar canais eletrônicos com uma carta contendo um rol detalhado dos seus serviços. Muitos utilizam softwares e portais de serviços, a exemplo do governo federal e de Santa Catarina. Nesse estado, a Federação de Municípios oferece uma ferramenta para publicação das cartas, incluindo canais para comunicação com as ouvidorias e para avaliação dos serviços e do atendimento recebido. Esta pesquisa exploratória utiliza estatística descritiva sobre dados secundários de fontes oficiais para avaliar a institucionalização e o desempenho da atuação das ouvidorias e a utilização dos canais e instrumentos de proteção e defesa pelos usuários nos 295 municípios catarinenses. Relativamente à institucionalização, analisa-se a estrutura (existência de setor ou cargo e de regulamentação local), a autonomia (posição hierárquica e natureza do vínculo do ouvidor com a prefeitura), e a capacidade de trabalho (quantidade de servidores no setor e nível educacional do responsável). O desempenho da ouvidoria refere-se à realização de pesquisas com cidadãos e à publicação de relatórios periódicos; a utilização pela sociedade, à quantidade de avaliações, denúncias, dúvidas e sugestões enviadas pelos usuários, em relação ao porte populacional e total de serviços disponíveis nas cartas. Os resultados confirmam em parte a hipótese inicial, de que a institucionalização é baixa e o desempenho das ouvidorias é muito fraco, enquanto a utilização dos instrumentos pela sociedade é relativamente baixa. Apesar disso, evidenciou-se grande avanço na quantidade de municípios que possui a carta publicada, de 19% em 2018 para, no mínimo, 90% em 2021. |
pt_BR |
| dc.source |
Base de Conhecimento da CGU |
pt_BR |
| dc.subject.classification |
Comunicação Social |
pt_BR |
| dc.title |
Institucionalização da Ouvidoria e Participação dos Usuários em Governos Locais: Análise dos Municípios de Santa Catarina |
pt_BR |
| dc.type |
Coletânea |
pt_BR |
| dc.rights.license |
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| dc.rights.holder |
Controladoria-Geral da União (CGU) |
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| dc.subject.areas |
UNIDADE::SECRETARIA DE INTEGRIDADE PÚBLICA (SIP) |
pt_BR |
| dc.subject.keyword |
Serviços públicos; |
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| dc.subject.keyword |
participação social; |
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| dc.subject.keyword |
ouvidoria pública; |
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| dc.subject.keyword |
carta de serviços à cidadania; |
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| dc.subject.keyword |
integridade pública. |
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| dc.location |
Distrito Federal (DF) |
pt_BR |
| dc.relation.references |
https://revista.cgu.gov.br/Cadernos_CGU/article/view/506/286 |
pt_BR |
| dc.date.started |
2025-12-19 |
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| dc.subject.vccgu |
ASSUNTO::Comunicação Social |
pt_BR |
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