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Avaliação como instrumento efetivo de Gestão: A experiência na avaliação dos serviços pelos Conselhos de Usuários

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dc.contributor.author Silva, Marleni Maria
dc.date.accessioned 2025-12-18T22:06:19Z
dc.date.available 2025-12-18T22:06:19Z
dc.date.issued 2023-07-11
dc.identifier.issn ISSN 2764-6017 pt_BR
dc.identifier.uri https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/22173
dc.description.abstract A proposta deste artigo é apresentar elementos de reflexão sobre o alcance da avaliação dos serviços públicos como um efetivo instrumento de gestão e como forma de viabilizar meios de interlocução entre o governo e os usuários e, consequentemente, proporcionar a entrega de serviços que promovam valor sólido para a sociedade. O ponto de partida deu-se por uma breve análise transversal sobre o conceito de eficiência, não só como como um princípio constitucional, mas também como um “dever” imperativo da boa administração pública. Em seguida, buscou-se estabelecer relação entre as significações de eficiência e o recente debate sobre a governança estatal, a qual tem contribuído na busca de soluções para as demandas sociais por meio da geração de impactos positivos fundamentados no atendimento do efetivo interesse social. Por fim, o texto demonstra os resultados do estudo de caso realizado sobre o processo de avaliação dos serviços do Incra e procura ponderar até que ponto o atual modelo avaliativo, por meio dos conselhos de usuários, é capaz de gerar resultados efetivos para subsidiar a atuação do gestor público em termos do que seria o seu propósito estratégico: a entrega de valor para a sociedade em forma de serviços de qualidade, de maneira eficiente e eficaz. pt_BR
dc.source Base de Conhecimento da CGU pt_BR
dc.subject.classification Comunicação Social pt_BR
dc.title Avaliação como instrumento efetivo de Gestão: A experiência na avaliação dos serviços pelos Conselhos de Usuários pt_BR
dc.type Artigo pt_BR
dc.rights.license Licenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd). Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem a utilizar para fins comerciais. pt_BR
dc.rights.holder Controladoria-Geral da União (CGU) pt_BR
dc.subject.areas UNIDADE::SECRETARIA DE INTEGRIDADE PÚBLICA (SIP) pt_BR
dc.subject.keyword Administração Pública pt_BR
dc.subject.keyword Eficiência pt_BR
dc.subject.keyword Serviços Públicos pt_BR
dc.subject.keyword Avaliação de serviços pt_BR
dc.location Distrito Federal (DF) pt_BR
dc.relation.references https://revista.cgu.gov.br/Cadernos_CGU/article/view/675/384 pt_BR
dc.date.started 2023-07-11
dc.subject.vccgu ASSUNTO::Comunicação Social pt_BR


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