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Implementação dos Conselhos de Usuários dos Serviços Públicos no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)

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dc.contributor.author Campos, Juliana Frazão
dc.date.accessioned 2025-12-18T13:27:43Z
dc.date.available 2025-12-18T13:27:43Z
dc.date.issued 2023-07-11
dc.identifier.issn ISSN 2764-6017 pt_BR
dc.identifier.uri https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/22160
dc.description.abstract Estão cadastrados atualmente 4.814 serviços em um universo de 204 órgãos e entidades federais no Portal de Serviços do Ministério da Economia (ME). Isso significa que o Estado está cada vez mais próximo do cidadão, sinalizando que a democracia tem espaço para se fortalecer. Mas apenas ofertar serviços não é suficiente. Eles devem ser lastreados por qualidade e estar acessíveis às mudanças que o mundo moderno impõe. A avaliação de serviços tem sido uma importante ferramenta nesse sentido, uma vez que permite ao gestor público direcionar seus esforços ao bem comum. Para tanto, a Plataforma Virtual dos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos surgiu como uma nova ferramenta de avaliação que coloca as ouvidorias públicas, os gestores e a sociedade, na figura dos conselheiros, como atores centrais para o robustecimento da participação social e da democracia. Este artigo propôs resgatar a implementação dos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos pela Ouvidoria-Geral do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) apoiada pela utilização Guia Metodológico da CGU, além de analisar a adequação da metodologia para o público-alvo do órgão. pt_BR
dc.source Base de Conhecimento da CGU pt_BR
dc.subject.classification Comunicação Social pt_BR
dc.title Implementação dos Conselhos de Usuários dos Serviços Públicos no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) pt_BR
dc.type Coletânea pt_BR
dc.rights.license Licenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd). Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem a utilizar para fins comerciais. pt_BR
dc.rights.holder Controladoria-Geral da União (CGU) pt_BR
dc.subject.areas UNIDADE::SECRETARIA DE INTEGRIDADE PÚBLICA (SIP) pt_BR
dc.subject.keyword Ouvidoria pt_BR
dc.subject.keyword avaliação de serviços pt_BR
dc.subject.keyword conselhos de usuários pt_BR
dc.location Distrito Federal (DF) pt_BR
dc.relation.references https://revista.cgu.gov.br/Cadernos_CGU/article/view/672/381 pt_BR
dc.date.started 2025-12-18
dc.subject.vccgu ASSUNTO::Comunicação Social pt_BR


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