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Fortalecendo a governança de serviços nas ouvidorias: Avaliação de serviços públicos utilizando metodologia de experiência do usuário

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dc.contributor.author Viana, Iara Azevedo Vitelli
dc.contributor.author Oliveira, Naiara Pontes Diniz de
dc.contributor.author Souza, Ariana Frances Carvalho de
dc.contributor.author Santos, Rodrigo Lofrano Alves dos
dc.date.accessioned 2025-12-16T21:57:09Z
dc.date.available 2025-12-16T21:57:09Z
dc.date.issued 2025-10-17
dc.identifier.issn ISSN 2764-6017 pt_BR
dc.identifier.uri https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/22141
dc.description.abstract A governança de serviços públicos visa tornar a administração mais eficiente, transparente e centrada no cidadão. A Lei nº 13.460/2017 fortaleceu esse processo ao estabelecer normas para a participação e defesa dos usuários de serviços públicos, destacando as ouvidorias como canais essenciais de escuta ativa. Essas ouvidorias recebem manifestações dos cidadãos, permitindo identificar falhas e propor melhorias nos serviços públicos. Para aprimorar essa atuação, a Ouvidoria-Geral da União lançou a Mentoria do Programa MEUS, capacitando ouvidorias setoriais a utilizarem metodologias focadas na experiência do usuário, por meio do Design Thinking, resultando na identificação de diversas oportunidades de melhoria nos serviços analisados. Nessa primeira edição, participaram três serviços de três ministérios (MGI, MIDR e MDS). Ao final da mentoria, foram identificadas 117 oportunidades de melhorias para os serviços, das quais 14 foram priorizadas. pt_BR
dc.source Base de Conhecimento da CGU. pt_BR
dc.subject.classification Comunicação Social pt_BR
dc.title Fortalecendo a governança de serviços nas ouvidorias: Avaliação de serviços públicos utilizando metodologia de experiência do usuário pt_BR
dc.type Coletânea pt_BR
dc.rights.license Licenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd). Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem a utilizar para fins comerciais. pt_BR
dc.rights.holder Controladoria-Geral da União - CGU pt_BR
dc.subject.areas UNIDADE::SECRETARIA DE INTEGRIDADE PÚBLICA (SIP) pt_BR
dc.subject.keyword Avaliação de serviços públicos pt_BR
dc.subject.keyword experiência do usuário pt_BR
dc.subject.keyword design thinking pt_BR
dc.location Distrito Federal (DF) pt_BR
dc.relation.references https://revista.cgu.gov.br/Cadernos_CGU/article/view/873/426 pt_BR
dc.date.started 2025-01-17
dc.subject.vccgu ASSUNTO::Comunicação Social pt_BR


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