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O Impacto da da Evação e Retenção Sobre o Financiamento de Universidades Federais Brasileiras: um estudo a partir do indicador aluno equivalente

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dc.contributor.author Brandão, Joel dos Santos
dc.date.accessioned 2020-11-25T14:08:58Z
dc.date.available 2020-11-25T14:08:58Z
dc.date.issued 2018-04-19
dc.identifier.uri https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/10665
dc.description.abstract As dificuldades orçamentárias por que passam as instituições federais de ensino no Brasil exigem estudos que busquem entender a dinâmica do processo de gastos e do seu financiamento. Este trabalho tem como objetivo geral é medir a evasão e a retenção nos cursos de Universidades Federais no período entre os anos 2012 e 2016, verificando o efeito de algumas variáveis sócio demográficas e os seus impactos sobre o financiamento. Este, é, então, baseado no indicador aluno equivalente, que considera a quantidade de alunos diplomados e o percentual de alunos retidos. Este último tem como base valores padronizados por áreas de cursos e que não reflete as peculiaridades dos cursos no que tange à localização geográfica e aos aspectos sociais. Assim, foram analisadas a evasão, a retenção e a relação de financiamento (razão do número de alunos equivalentes pelo estoque de alunos) a partir de um modelo de regressão utilizando-se os microdados do censo da educação superior de 2012 a 2016, divulgados pelo Inep. Do lado positivo, os resultados mostraram que a evasão e a retenção são reduzidas e a relação de financiamento aumenta com a participação dos alunos em programas de reserva de vagas. Do lado negativo, os cursos noturnos contribuem para o aumento da evasão e da retenção e a diminuição da relação de financiamento. Há variações dos resultados para regiões, anos e peso do grupo em que se localizam os cursos, em conformidade com a tabela Andifes. Quando se observam os resultados no conjunto, a Região Norte apresenta os piores resultados e os cursos de peso de grupo 4,5, como Medicina e Odontologia, apresentaram as menores taxas de evasão e retenção. Confirmou-se também que o aumento da evasão e da retenção diminui a relação de financiamento. pt_BR
dc.source Base de Conhecimento da CGU pt_BR
dc.subject.classification Auditoria Interna pt_BR
dc.title O Impacto da da Evação e Retenção Sobre o Financiamento de Universidades Federais Brasileiras: um estudo a partir do indicador aluno equivalente pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights.license Licenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd) pt_BR
dc.rights.holder Joel dos Santos Brandão pt_BR
dc.rights.holder Controladoria-Geral da União (CGU) pt_BR
dc.description.additionalinformation Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Fundação Universidade Federal do Tocantins como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Orientadora: Dr.ª Ana Lúcia de Medeiros pt_BR
dc.subject.areas UNIDADE::SUPERINTENDÊNCIAS REGIONAIS::Regional Tocantins pt_BR
dc.location Tocantins (TO) pt_BR
dc.subject.vccgu ASSUNTO::Auditoria Interna::Ações de controle: educação superior pt_BR


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