Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/34933
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Beatriz Bernardes-
dc.date.accessioned2018-06-21T20:17:36Z-
dc.date.available2018-06-21T20:17:36Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.urihttps://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/1663-
dc.description.abstractO saneamento no Brasil não tem recebido, historicamente, a atenção necessária por parte do Estado, apesar da política de saneamento ser importante e de âmbito nacional, por estar diretamente ligada às condições básicas de saúde da população e, conseqüentemente, ao desenvolvimento do país, e a provisão de serviços adequados ser indiscutível para a proteção e promoção da saúde populacional. Diante da percepção de que uma mesma política pública apresenta resultados tão diversificados, tanto em lugares, estruturalmente, diferentes, quanto em lugares semelhantes. Deve-se considerar o seguinte questionamento: Ao compararmos esses lugares em suas semelhanças e diferenças, quais seriam os fatores condicionantes para o resultado da política pública? O interesse do estudo é incorporar na análise da política pública a relação espacial e político-institucional fazendo uma comparação entre estados do Brasil levando em conta a influência que seus municípios exercem em relação às dimensões consideradas relevantes para a política pública. Além das influências espaciais e político-institucional, buscou-se analisar a política por várias dimensões: sócio-demográfica, infraestrutura, atores (burocracia, políticos, eleitores e grupos de interesse), incentivos (impessoalidade, acesso ao sistema de justiça). Os resultados demonstraram que existem diferentes regimes, sejam eles espaciais e/ou político-institucional, atuando em cada Estado da Federação estudado. E que no momento de avaliar a política é importante saber e considerar os regimes predominantes naquela localidade, para melhor compreender os diferentes desempenhos da mesma política. E que como cada localidade possui uma trajetória diferente, os fatores (efeitos) que influenciam o resultado também podem ser diferentes, se alterando conforme a localidade e os arranjos políticos e institucionais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBeatriz Bernardes Ribeiropt_BR
dc.subject.classificationAuditoria Internapt_BR
dc.titleAnálise da política de abastecimento de água no Brasil considerando a influência territorial e político-institucionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.rights.licenseLicenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd)::Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem a utilizar para fins comerciais.pt_BR
dc.rights.holderBeatriz Bernardes Ribeiropt_BR
dc.subject.keywordInfluência espacialpt_BR
dc.subject.keywordInfluência político-institucionalpt_BR
dc.subject.keywordProdução acadêmicapt_BR
dc.description.physical125 p.pt_BR
dc.locationDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.rights.typeDomínio Públicopt_BR
dc.subject.vccguVCCGU::Auditoria e Fiscalização::Avaliação de Políticas Públicaspt_BR
Appears in Collections:Teses – Auditoria Interna

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Beatriz Bernardes Ribeiro 2012 (2).pdf2.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.