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Participação social no setor público por meio de canais digitais: um estudo de caso sobre a Controladoria-Geral da União

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dc.contributor.author Oliveira, Ciro Jônatas de Souza
dc.date.accessioned 2020-01-22T14:08:54Z
dc.date.available 2020-01-22T14:08:54Z
dc.date.issued 2018-09-24
dc.identifier.uri https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/6964
dc.description.abstract A pesquisa desenvolvida consistiu em analisar a relação entre a participação social e as tecnologias da informação e comunicação (TICs), notadamente a internet e as redes sociais. Estudos anteriores questionam se as TICs têm potencial para possibilitar uma interação real entre o governo e a sociedade, já que várias iniciativas disponibilizadas pelo poder público estão repletas de tecnologia, mas não alteraram o cenário de baixo envolvimento e participação da sociedade. Desse modo, a pesquisa teve por objetivo conhecer como o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), utiliza as TICs para ampliar a participação social. Com abordagem qualitativa, foi utilizado o estudo de caso único, sendo escolhida uma instituição que tem a missão institucional de fomentar a participação social. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas realizadas com atores relevantes da CGU, observação dos canais digitais disponibilizados pelo órgão e análise documental de fontes importantes. A análise foi realizada com base no modelo de Sampaio (2016), que expõe quais canais devem ser disponibilizados aos cidadãos e as características necessárias para que as iniciativas permitam e incentivem a participação social. Os resultados obtidos mostram que a CGU disponibiliza vários canais e busca reduzir os custos da participação por meio de facilidades de uso, orientações, divulgação, atualização constante e integração com outras ferramentas que fazem parte do cotidiano dos cidadãos. Todavia, verificou-se a necessidade de aprimoramento dos mecanismos que permitem a interação, tendo em vista que grande parte dos canais observados se mostraram essencialmente informativos, funcionando como repositório de conteúdo, com poucos recursos que propiciam a participação de fato do cidadão, o diálogo, a consulta, a discussão e o debate entre sociedade e poder público. pt_BR
dc.source Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia pt_BR
dc.subject.classification Prevenção da Corrupção, Integridade e Transparência Pública pt_BR
dc.title Participação social no setor público por meio de canais digitais: um estudo de caso sobre a Controladoria-Geral da União pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights.license Licenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd)::Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem utilizá-la para fins comerciais. pt_BR
dc.rights.holder Oliveira, Ciro Jônatas de Souza pt_BR
dc.description.additionalinformation Dissertação apresentada ao Núcleo de Pós Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Mestre em Administração. pt_BR
dc.subject.areas UNIDADE::SUPERINTENDÊNCIAS REGIONAIS::Regional Acre pt_BR
dc.subject.keyword Participação social pt_BR
dc.subject.keyword Tecnologias da informação e comunicação pt_BR
dc.subject.keyword Governo eletrônico pt_BR
dc.location Bahia (BA) pt_BR
dc.date.started 2018-09-24
dc.subject.vccgu Prevenção da Corrupção, Integridade e Transparência Pública pt_BR


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