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Relação entre as contribuições da CGU e o alcance das metas propostas pelo Ministério da Educação para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - RFEPCT [Dissertação]

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dc.contributor.author Nascimento, Liliane de Paiva
dc.date.accessioned 2018-06-21T18:45:00Z
dc.date.available 2018-06-21T18:45:00Z
dc.date.issued 2013-06
dc.identifier.uri https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/1662
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo analisar as avaliações de desempenho da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, realizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e apresentadas nos relatórios de Auditoria Anual de Contas (AAC) dos exercícios de 2009, 2010 e 2011. Para tanto, foi necessário realizar a identificação dos indicadores de desempenho da rede de instituições de ensino, mediante a elaboração de uma Matriz de Indicadores, e cotejá-los com as análises constantes dos relatórios de AAC. Partiu-se da premissa de que as avaliações da Controladoria podem ser bem sucedidas, aqui entendido como - “podem contribuir para o alcance das metas da Rede Federal”, desde que o Ministério da Educação tenha estabelecido parâmetros claros de desempenho para a Educação Profissional e Tecnológica em nível federal. Para garantir o rigor ético e científico da pesquisa, a ferramenta utilizada para analisar os relatórios foram os padrões e critérios do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation, entre os quais podem ser destacadas a credibilidade e a imparcialidade do avaliador, a clareza do relatório, a análise do contexto do objeto avaliado, a confiabilidade das fontes de informações e a fidedignidade das informações sobre o desempenho da Rede Federal. Os resultados das análises demonstraram que o sucesso das avaliações está associado ao planejamento prévio e centralizado dos trabalhos avaliativos no Órgão Central da CGU, fundamentado em estudo aprofundado sobre a ação de governo que se pretende avaliar; à obtenção de informações fidedignas sobre o desempenho da Rede Federal, cujo sistema de monitoramento e avaliação ainda não se encontra consolidado; e à delimitação dos conteúdos e informações que devem estar presentes nos relatórios de Auditoria Anual de Contas, os quais são definidos pelo Tribunal de Contas da União. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Liliane de Paiva Nascimento pt_BR
dc.subject.classification Auditoria Interna pt_BR
dc.title Relação entre as contribuições da CGU e o alcance das metas propostas pelo Ministério da Educação para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - RFEPCT [Dissertação] pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights.license Licenças::Creative commons uso não comercial - não a obras derivadas (CC-by-nc-nd)::Licença que permite que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem a utilizar para fins comerciais. pt_BR
dc.rights.holder Liliane de Paiva Nascimento pt_BR
dc.subject.keyword Educação profissional pt_BR
dc.subject.keyword Educação tecnológica pt_BR
dc.subject.keyword Prestação de contas pt_BR
dc.subject.keyword Controle para resultados pt_BR
dc.subject.keyword Avaliação de programas pt_BR
dc.subject.keyword Auditoria de desempenho pt_BR
dc.description.physical 192 p. pt_BR
dc.location Distrito Federal (DF) pt_BR
dc.rights.type Domínio Público pt_BR
dc.subject.vccgu VCCGU::Auditoria e Fiscalização pt_BR


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