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Como o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal

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dc.contributor.author Freire, Felipe Ribeiro
dc.contributor.author Batista, Carlos Marcos
dc.date.accessioned 2017-10-23T17:37:54Z
dc.date.accessioned 2018-06-25T20:33:02Z
dc.date.accessioned 2019-07-29T20:40:29Z
dc.date.available 2017-10-23T17:37:54Z
dc.date.available 2018-06-25T20:33:02Z
dc.date.available 2019-07-29T20:40:29Z
dc.date.issued 2016-12
dc.identifier.issn 1981-674X
dc.identifier.uri https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/819
dc.description v. 8, n 13, p. 373-403, 2016 pt_BR
dc.description.abstract O Portal da Transparência, criado em 2004, tem como público-alvo o cidadão, possibilitando-o conhecer e fiscalizar o uso do dinheiro público. Pode-se dizer que ele é fonte de informações para que os cidadãos pratiquem o controle social. Este artigo parte do pressuposto de que transparência pública não significa apenas publicar e disponibilizar informações públicas, mas também possibilitar aos cidadãos encontrar e entendê-las, de maneira a fazer uso delas. Assim, este artigo investiga se esses objetivos estão sendo alcançados tendo em vista a perspectiva do usuário, ou seja: como os usuários do Portal o avaliam? A metodologia utilizada foi a condução de um websurvey anônimo para coletar a opinião desses usuários. Qualquer cidadão-usuário poderia respondê-lo. Dentre os resultados encontrados, a maioria dos respondentes acredita que o Portal é uma ferramenta eficaz de divulgação dos gastos públicos e ele foi avaliado satisfatoriamente pelos respondentes da pesquisa. Porém, as melhores avaliações partiram de usuários que o acessam tendo em vista fins profissionais e não de cidadania. Portanto, os resultados demonstram que o Portal pode ser considerado uma ferramenta eficaz para a transparência pública, mas que precisa se aperfeiçoar para se tornar mais efetiva. Isso porque há aspectos que podem ser melhorados, tais como a disponibilização e compreensão das informações, o layout do Portal e seus mecanismos de busca. Logo, nesse trabalho, a efetividade se relaciona, principalmente, ao conceito de transparência pública. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista da Controladoria-Geral da União (CGU) pt_BR
dc.subject Transparência Pública pt_BR
dc.subject Portal da Transparência pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Controle Social pt_BR
dc.subject.classification Prevenção da Corrupção, Integridade e Transparência Pública pt_BR
dc.title Como o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal pt_BR
dc.title.alternative How do users evaluate the Portal? A study with the users of the Federal Government Transparency Portal pt_BR
dc.type Artigo pt_BR
dc.rights.holder Revista da Controladoria-Geral da União (CGU) pt_BR
dc.subject.keyword Transparência Pública pt_BR
dc.subject.keyword Portal da Transparência pt_BR
dc.subject.keyword Avaliação pt_BR
dc.subject.keyword Controle Social pt_BR
dc.description.physical v. 8, n 13, p.373-403, 2016 pt_BR
dc.location Distrito Federal (DF)


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