dc.contributor.author |
Freire, Felipe Ribeiro |
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dc.contributor.author |
Batista, Carlos Marcos |
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dc.date.accessioned |
2017-10-23T17:37:54Z |
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dc.date.accessioned |
2018-06-25T20:33:02Z |
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dc.date.accessioned |
2019-07-29T20:40:29Z |
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dc.date.available |
2017-10-23T17:37:54Z |
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dc.date.available |
2018-06-25T20:33:02Z |
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dc.date.available |
2019-07-29T20:40:29Z |
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dc.date.issued |
2016-12 |
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dc.identifier.issn |
1981-674X |
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dc.identifier.uri |
https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/819 |
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dc.description |
v. 8, n 13, p. 373-403, 2016 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Portal da Transparência, criado em 2004, tem como público-alvo o cidadão, possibilitando-o conhecer e
fiscalizar o uso do dinheiro público. Pode-se dizer que ele é fonte de informações para que os cidadãos pratiquem o controle social. Este artigo parte do pressuposto de que transparência pública não significa apenas publicar e disponibilizar informações públicas, mas também possibilitar aos cidadãos encontrar e entendê-las, de maneira a fazer uso delas. Assim, este artigo investiga se esses objetivos estão sendo alcançados tendo em vista a perspectiva do usuário, ou seja: como os usuários do Portal o avaliam? A metodologia utilizada foi a condução de um websurvey anônimo para coletar a opinião desses usuários. Qualquer cidadão-usuário poderia respondê-lo. Dentre os resultados encontrados, a maioria dos respondentes acredita que o Portal é uma ferramenta eficaz de divulgação dos gastos públicos e ele foi avaliado satisfatoriamente pelos respondentes da pesquisa. Porém, as melhores avaliações partiram de usuários que o acessam tendo em vista fins profissionais e não de cidadania. Portanto, os resultados demonstram que o Portal pode ser considerado uma ferramenta eficaz para a transparência pública, mas que precisa se aperfeiçoar para se tornar mais efetiva. Isso porque há aspectos que podem ser melhorados, tais como a disponibilização e compreensão das informações, o layout do Portal e seus mecanismos de busca. Logo, nesse trabalho, a efetividade se relaciona, principalmente, ao conceito de transparência pública. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista da Controladoria-Geral da União (CGU) |
pt_BR |
dc.subject |
Transparência Pública |
pt_BR |
dc.subject |
Portal da Transparência |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Controle Social |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Prevenção da Corrupção, Integridade e Transparência Pública |
pt_BR |
dc.title |
Como o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal |
pt_BR |
dc.title.alternative |
How do users evaluate the Portal? A study with the users of the Federal Government Transparency Portal |
pt_BR |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |
dc.rights.holder |
Revista da Controladoria-Geral da União (CGU) |
pt_BR |
dc.subject.keyword |
Transparência Pública |
pt_BR |
dc.subject.keyword |
Portal da Transparência |
pt_BR |
dc.subject.keyword |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.keyword |
Controle Social |
pt_BR |
dc.description.physical |
v. 8, n 13, p.373-403, 2016 |
pt_BR |
dc.location |
Distrito Federal (DF) |
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