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A influência de práticas de gestão no rendimento escolar dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das práticas implementadas pela Secretaria de Educação de um município de Alagoas [Apresentação]

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dc.contributor.advisor Hastenreiter Filho, Horácio Nelson pt_BR
dc.contributor.author Diniz Junior, Francisco Sepúlveda pt_BR
dc.coverage.spatial Município de Alagoas pt_BR
dc.coverage.temporal 2013 a 2016 pt_BR
dc.date.accessioned 2017-11-28T17:37:42Z
dc.date.available 2017-11-28T17:37:42Z
dc.date.issued 2017-11
dc.identifier.uri https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/959
dc.description.abstract Apresentação realizada no âmbito do Ciclo de Palestras da CGU, trazendo o resultado da dissertação apresentada como requisito parcial à qualificação como mestrando em Administração Pública, do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA da Universidade Federal da Bahia. O estudo vem dizer que há um consenso de que o povo, para que possa exercer a plenitude do direito à cidadania, necessita ter acesso à educação de qualidade, criando, então, condições para que possa se observar a redução das desigualdades. O Estado de Alagoas obteve os últimos lugares nas avaliações de larga escala do governo federal (Ideb), nas edições de 2013 e 2015. Há, porém, nesse mesmo estado, municípios que estão conseguindo se destacar no cenário estadual e nacional nos exames realizados na etapa inicial do ensino fundamental, nos quais as suas escolas vêm atingindo, e até superando, as metas previstas pelo MEC. As práticas de gestão e organização vêm sendo apontadas como fatores diferenciais que influenciam positivamente o desempenho dos alunos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi de identificar as práticas de gestão educacional implantadas na Secretaria de Educação de um Município de Alagoas que vem se destacando nos resultados do ensino fundamental, bem como analisar as práticas de gestão escolar que explicam a diferença de rendimento entre duas escolas desse mesmo sistema de ensino. Este trabalho tem uma abordagem qualitativa, com estudo de caso único integrado e com recorte temporal de 2013 a 2016. Foram utilizadas como modelo de análise as dimensões de gestão escolar da Professora Heloísa Lück, subsidiadas pelas teorias da administração e pelas pesquisas sobre fatores e práticas que influenciam o desempenho escolar. A pesquisa apontou que determinadas decisões políticas da equipe dirigente da secretaria foram fundamentais para o sucesso na implementação de boas práticas de gestão. Complementarmente, revelou práticas desenvolvidas no município de enfrentamento à baixa qualidade educacional, tendo o monitoramento do desempenho dos alunos como fundamental no alinhamento de objetivos dos diversos atores sociais, bem como o apoio dado aos alunos mais necessitados pelos profissionais das escolas. A pesquisa mostrou, ainda, que a liderança exercida pelos diretores escolares teve influência no rendimento dos alunos nas escolas analisadas. Entretanto, as evidências coletadas indicam também que avanços mais robustos na redução das desigualdades educacionais passam, necessariamente, pelo enfrentamento da pobreza e redução da desigualdade econômica. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) pt_BR
dc.subject.classification Auditoria Interna pt_BR
dc.title A influência de práticas de gestão no rendimento escolar dos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das práticas implementadas pela Secretaria de Educação de um município de Alagoas [Apresentação] pt_BR
dc.type Apresentação / Slides pt_BR
dc.rights.license Licenças::Licença padrão para publicações::Utilizada para o objeto cujo detentor de direitos autorais patrimoniais seja a CGU, como documentos produzidos pelos servidores e colaboradores da CGU no âmbito de suas atribuições funcionais ou documentos que tenham tido a cessão de direitos patrimoniais negociada com o autor em caráter definitivo. É permitida a distribuição desde que autorizada pelo autor.
dc.rights.holder Francisco Sepúlveda Diniz Junior pt_BR
dc.subject.keyword Práticas de gestão educacional pt_BR
dc.subject.keyword Gestão educacional pt_BR
dc.subject.keyword Avaliações de larga escala do Ideb pt_BR
dc.subject.keyword Garantia de acesso à educação pública de qualidade pt_BR
dc.subject.keyword Secretaria de Educação de município de Alagoas pt_BR
dc.subject.keyword Avaliação de instituições públicas pt_BR
dc.description.physical 22 slides; il. : color. pt_BR
dc.location Distrito Federal (DF)


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