Menu Ajuda:

Sair
Informações sobre a Base
Logar no repositório
Navegar
Busca
Filtros de Busca
Comunidades/Subcomunidades
Coleções
Meu espaço
Editar perfil
Submeter
Formulário de submissão
Identificadores persistentes (Handles)
Licenças para permissão ou restrição de uso
 

BASE DE CONHECIMENTO DA CGU Topo

A Base de Conhecimento da CGU disponibiliza um acervo crescente das publicações produzidas ou utilizadas pelo Órgão.

O seu principal objetivo é armazenar, preservar, divulgar, dar acesso à produção científica ou intelectual da CGU, proporcionando o aumento da visibilidade da produção institucional em rede, no que diz respeito seus aos documentos/informações sem restrição de acesso, além de promover a integração de sistemas e unidades internas, visando à melhoria do desempenho do órgão em relação às suas atividades.

Arquitetura Informacional

A exemplo de outros repositórios digitais desenvolvidos pela ferramenta Dspace, a Base de Conhecimento da CGU possui uma estrutura de organização definida por comunidades, subcomunidades e coleções, que facilitam a gestão do depósito de documentos de maneira descentralizada e também a recuperação das informações contidas nos objetos publicados.

Atualmente, a Base está organizada por 12 comunidades, formadas por suas respectivas subcomunidades e coleções.

Fluxos de Depósito de Objetos

O fluxo principal adotado para a gestão dos depósitos encontra-se disposto abaixo

Perfis de Atores

Os principais grupos de atores envolvidos na Base de Conhecimento e suas funções são:


LOGAR NO REPOSITÓRIO Topo

Para acessar algumas áreas é necessário estar cadastrado no repositório. O cadastro pode ser feito por qualquer usuário. Algumas tarefas requerem, além do cadastro, uma autorização, como para submeter itens.

Para se cadastrar basta clicar em "Meu espaço". Em seguida, clique em “Usuário novo? Clique aqui para se registrar” e siga as instruções. Depois de registrado, volte ao “Meu espaço” informe seu endereço de e-mail já cadastrado, sua senha e clique em “Entrar”.


NAVEGAR Topo

Permite que você percorra uma lista de itens em uma ordem específica, podendo ser feita por:


BUSCA Topo

Para buscar em todo o repositório, use a caixa de pesquisa no centro da página inicial ou a caixa de pesquisa na parte superior da barra de navegação.

O resultado da busca oferece uma nova caixa de pesquisa que pode limitar sua pesquisa a uma comunidade ou coleção específica.

Confira algumas informações importantes sobre a pesquisa:

As palavras que você usar na caixa de pesquisa serão pesquisadas nos campos de título, autor, conteúdo do resumo/abstract, série, entre outros, e podem também ser feitas no texto completo de acordo com as configurações do repositório.

Palavras que não são utilizadas na pesquisa (Stop Words)

Artigos, preposições e conjunções, tais como: "a", "as”, "o", "os", "de", "para", "mas", "por", "para", "se”, "em", "até", "e", "no", "na", "ou", "cada", "um", "uma".

Truncagem

Use um asterisco (*) indicando que quer pesquisar por itens que tenham palavras começadas por fragmento de palavra.

Exemplo: Info* recupera palavras como: informal, informação...

Recuperar variações morfológicas (Stemming)

O motor de busca expande automaticamente palavras com terminações comuns para incluir palavras no plural e/ou flexionadas.

Pesquisa por frase

Para pesquisar termos compostos ou frase, coloque os entre aspas duplas ("). Exemplo: “repositório institucional”.

Correspondência exata de palavras

Coloque um sinal de adição (+) antes da palavra se ela deve aparecer no resultado da busca. Por exemplo, na seguinte expressão de busca, a palavra “digital” é opcional, mas a palavra “repositório” deve aparecer no resultado.

Eliminar itens com palavras indesejadas

Coloque um sinal de subtração (-) antes da palavra que não deve aparecer no resultado da busca. Alternativamente, você pode usar o operador booleano NOT. Por exemplo, na seguinte expressão de busca, aparecerão os itens contendo a palavra “repositório”, exceto as que também contenham a palavra “digital”.

Busca booleana

Os operadores booleanos são usados para combinar termos. Note que eles devem ser usados em LETRAS MAIÚSCULAS.

AND - para limitar buscar para encontrar itens contendo todas as palavras ou frases combinadas com esse operador.

Exemplo: ciência AND informação recupera todos os itens que contêm ambas as palavras.

OR - para ampliar as buscas para encontrar itens que contenham qualquer uma das palavras ou frases que cercam esse operador.

Exemplo: ciência OR informação recupera todos os itens que contêm as palavras “ciência” ou “informação”.

NOT - para excluir itens contendo a palavra que segue esse operador.

Exemplo: ciência NOT informação recupera todos os itens que contêm a palavra “ciência”, EXCETO os que contêm a palavra “informação”.

Parênteses podem ser usados na busca para agrupar termos de pesquisa e os operadores podem ser usados nos grupos.


FILTROS DE BUSCA Topo

Para buscar em comunidades específicas do repositório, selecione a comunidade em que deseja realizar a busca nas opções oferecidas em “Buscar em”. Digite a expressão de busca (o que deseja pesquisar) em “por” e clique em “Ir”.

É possível adicionar filtros para refinar as buscas. Na primeira caixa de opções é possível especificar outros campos de interesse e refinar a busca através desses. Por exemplo, para refinar a busca para documentos que sejam teses, basta selecionar na primeira caixa “Tipo de documento”, em seguida colocar na segunda caixa de opções “Iguais” e selecionar a opção “Tese”.


COMUNIDADES/SUBCOMUNIDADES Topo

A Base de Conhecimento da CGU está organizada em 12 Comunidades, com suas respectivas Subcomunidades e Coleções. Cada comunidade tem sua própria página contendo informações sobre o conteúdo publicado, seguida de uma lista de suas subcomunidades.


COLEÇÕES Topo

Uma comunidade pode conter várias coleções. Uma Coleção serve para organizar os itens. A organização das coleções da Base de Conhecimento da CGU é por tema ou por ano, conforme o tipo de documento dentro da Comunidade.

Selecione a Coleção: Clique na seta à direita da caixa dropdown para ver a lista de coleções. Mova o mouse para a coleção na qual você deseja adicionar o item e clique. (Se lhe for negada a permissão para enviar para a coleção que você escolher, entre em contato com os administradores do repositório para mais informações.)

Você deve ser autorizado para enviar itens para uma coleção. Se desejar enviar um item para a Base, mas não vê uma comunidade apropriada, entre em contato com o Administrador.

Clique no botão "Próximo" para continuar, ou "Cancelar/Salvar" para salvar ou cancelar sua submissão.


MEU ESPAÇO Topo

É a página pessoal mantida para cada membro cadastrado no repositório. Esta página pode conter uma lista dos itens que estão em processo de submissão para um determinado membro, ou uma lista de tarefas dos itens que precisam de atenção como, por exemplo, edição, revisão ou verificação. Esta página mantém, ainda, informação sobre serviços pessoais oferecidos pelo repositório, como notificação por e-mail quando um novo item é adicionado a uma coleção.

Se você é um dos membros autorizados a submeter ou supervisor, ou se você é um membro da equipe responsável por uma coleção DSpace ou pela verificação de metadados, você terá uma página “Meu Espaço”, onde vai encontrar:


EDITAR PERFIL Topo

Permite mudar sua senha, além de atualizar outras informações como nome, sobrenome, telefone e outras.

Em qualquer ponto do processo de submissão pode-se parar a tarefa e retomá-la depois através do botão "Cancelar/Salvar". As informações digitadas serão guardadas e podem ser recuperadas no "Meu espaço" e pode-se continuar a submissão.


SUBMETER Topo

É a função que permite ao usuário adicionar um item no repositório. O processo de submissão inclui o preenchimento de informações sobre o documento em um formulário e carregar o(s) arquivo(s). Cada comunidade estabelece sua própria política.

Barra de progresso: Na parte superior da página de submissão, você encontra 7 figuras que representam o fluxo de submissão (essas figuras mostram em que etapa está no momento). As figuras mudarão de cor conforme as etapas de submissão estão sendo concluídas. Depois de ter iniciado, você também pode usar esses botões para navegar para frente e para trás dentro do processo de submissão clicando sobre eles (sem perder dados já preenchidos).


FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO Topo

Preencher formulário de submissão: para submeter novo objeto digital na Base de Conhecimento da CGU consulte o guia de preenchimento dos metadados constantes do formulário de submissão, disponível em Guia de Preenchimento.


IDENTIFICADORES PERSISTENTES (HANDLES) Topo

Quando o item se torna parte do repositório recebe uma URL persistente, ou seja, uma URL que não mudará mesmo se o arquivo mudar de sistema ou migrar para novo hardware. Utilizamos o Handle System, para manter um identificador persistente conhecido como "handle," para objetos digitais e outros recursos da Internet.

O handle é visualizado da seguinte forma:

https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/2362


LICENÇAS PARA PERMISSÃO OU RESTRIÇÃO DE USO Topo

Autorização: O autor e detentor dos direitos autorais patrimoniais da obra autoriza a Controladoria-Geral da União (CGU) a disponibilizar o recurso e material elaborados no Repositório da CGU, em acesso aberto.

Creative Commons (CC-by): É permitido que outros possam copiar, adaptar, distribuir, modificar e utilizar, mesmo que para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.

Creative Commons (CC-by-sa): É permitido que outros possam copiar, adaptar, distribuir, modificar e utilizar, mesmo que para fins comerciais, contanto que seja dado o crédito ao autor e que essas obras sejam licenciadas sob os mesmos termos. Esta licença costuma ser comparada com as licenças de software livre e de código aberto "copyleft".

Creative Commons Não a Obras Derivadas (CC-by-nd): É permitida a redistribuição e o uso para fins comerciais e não comerciais, contanto que a obra seja redistribuída sem modificações e completa, e que os créditos sejam atribuídos ao autor.

Creative Commons Uso não comercial (CC-by-nc): É permitido que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença.

Creative Commons Uso não comercial - Compartilhamento pela mesma Licença (CC-by-ncsa): É permitido que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas sobre a obra original, desde que com fins não comerciais e contanto que atribuam crédito ao autor e licenciem as novas criações sob os mesmos parâmetros. Outros podem fazer o download ou redistribuir a obra da mesma forma que na licença anterior, podendo traduzir, fazer remixes e elaborar novas histórias com base na obra original. Toda nova obra feita a partir desta deverá ser licenciada com a mesma licença, de modo que qualquer obra derivada, por natureza, não poderá ser usada para fins comerciais.

Creative Commons Uso não comercial - Não a obras derivadas (CC-by-nc-nd): É permitido que outros façam download das obras licenciadas e as compartilhem, contanto que mencionem o autor, mas sem poder modificar a obra de nenhuma forma, nem utilizá-la para fins comerciais.

Saiba mais sobre as licenças Creative Commons em: Licenças Creative Commons

Domínio Público: Condição jurídica para as obras que não possuem o elemento do direito real ou de propriedade que tem o direito autoral, não havendo restrições de uso por qualquer um que queira utilizá-la, desde que estejam em conformidade com o artigo 45 da Lei 9.610/1998.

Licença Padrão para Publicações: Utilizada para os materiais cujo detentor de direitos autorais patrimoniais seja a CGU, tais como documentos produzidos pelos servidores no âmbito de suas atividades profissionais ou documentos que tenham tido a cessão de direitos negociada com o autor.

Sem Licença para Distribuição: É permitido o acesso disponibilizado por meio do Repositório da CGU e proibida a distribuição, salvo nos casos autorizados pelo autor e detentor dos direitos patrimoniais da obra.