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BASE DE CONHECIMENTO DA CGU Topo

A Base de Conhecimento da CGU disponibiliza um acervo crescente das publicações produzidas ou utilizadas pelo Órgão.

Seu principal objetivo é armazenar, preservar, divulgar, dar acesso à produção científica ou intelectual da CGU, proporcionando o aumento da visibilidade da produção institucional em rede, no que diz respeito a seus documentos/informações, sem restrição de acesso, além de promover a integração de sistemas e unidades internas, visando à melhoria do desempenho do órgão em relação às suas atividades.

Arquitetura Informacional

A exemplo de outros repositórios digitais desenvolvidos pela ferramenta Dspace, a Base de Conhecimento da CGU possui uma estrutura de organização definida por comunidades, subcomunidades e coleções, que facilitam a gestão do depósito de documentos de maneira descentralizada e também a recuperação das informações contidas nos objetos publicados.

Atualmente, a Base está organizada por 12 comunidades, formadas por suas respectivas subcomunidades e coleções.

Fluxos de Depósito de Objetos

O fluxo principal adotado para a gestão dos depósitos encontra-se disposto abaixo

Perfis de Atores

Os principais grupos de atores envolvidos na Base de Conhecimento e suas funções são:


LOGAR NA BASE Topo

Para acessar algumas áreas, é necessário estar cadastrado. O cadastro pode ser feito por qualquer usuário. Algumas tarefas requerem, além do cadastro, uma autorização, assim como para submeter itens.

Para se cadastrar, basta clicar em "Meu espaço". Em seguida, clique em “Usuário novo? Clique aqui para se registrar” e siga as instruções. Depois de registrado, volte ao “Meu espaço”, informe seu endereço de e-mail já cadastrado, sua senha e clique em “Entrar”.


NAVEGAR Topo

Permite que você percorra uma lista de itens em uma ordem específica, podendo ser feita por:


BUSCA Topo

Para buscas na Base, use o menu “Navegar”, localizado no topo da página inicial, ou a caixa de pesquisa “Buscar na Base” localizada abaixo desse menu.

O resultado da busca por meio da caixa de pesquisa oferece um filtro que proporciona pesquisar por uma das 12 comunidade e respectivamente por alguma coleção.

A caixa de pesquisa oferece, ainda, outros filtros, localizados na lateral da página de busca, por meio dos quais é possível filtrar por Autor, Assunto, Data, Tipo de Documento, Locais de Edição e Área Temática.

Confira algumas informações importantes sobre a pesquisa:

As palavras-chave que você usar na caixa de pesquisa serão buscadas nos campos de título, autor, conteúdo do resumo/abstract, série, entre outros, e podem também ser feitas no texto completo de acordo com as configurações do repositório

Palavras que não são utilizadas na pesquisa (Stop Words)

Artigos, preposições e conjunções, tais como: "a", "as”, "o", "os", "de", "para", "mas", "por", "para", "se”, "em", "até", "e", "no", "na", "ou", "cada", "um", "uma".

Truncagem

Use um asterisco (*) indicando que quer pesquisar por itens que tenham palavras começadas por fragmento de palavra.

Exemplo: Info* recupera palavras como: informal, informação...

Recuperar variações morfológicas (Stemming)

O motor de busca expande automaticamente palavras com terminações comuns para incluir palavras no plural e/ou flexionadas.

Pesquisa por frase

Para pesquisar termos compostos ou frase, coloque-os entre aspas duplas ("). Exemplo: “repositório institucional”.

Correspondência exata de palavras

Coloque um sinal de adição (+) antes da palavra se ela deve aparecer no resultado da busca. Por exemplo, na seguinte expressão de busca, a palavra “digital” é opcional, mas a palavra “repositório” deve aparecer no resultado.

Eliminar itens com palavras indesejadas

Coloque um sinal de subtração (-) antes da palavra que não deve aparecer no resultado da busca. Alternativamente, você pode usar o operador booleano NOT. Por exemplo, na seguinte expressão de busca, aparecerão os itens contendo a palavra “repositório”, exceto as que também contenham a palavra “digital”.

Busca booleana

Os operadores booleanos são usados para combinar termos. Note que eles devem ser usados em LETRAS MAIÚSCULAS.

AND - limitar a busca para encontrar itens contendo todas as palavras ou frases combinadas com esse operador.

Exemplo: ciência AND informação recupera todos os itens que contêm ambas as palavras.

OR -ampliar as buscas para encontrar itens que contenham qualquer uma das palavras ou frases que cercam esse operador.

Exemplo: ciência OR informação recupera todos os itens que contêm as palavras “ciência” ou “informação”.

NOT - excluir itens contendo a palavra que segue esse operador.

Exemplo: ciência NOT informação recupera todos os itens que contêm a palavra “ciência”, EXCETO os que contêm a palavra “informação”.

Parênteses podem ser usados na busca para agrupar termos de pesquisa e os operadores podem ser usados nos grupos.


FILTROS DE BUSCA Topo

Para buscar em comunidades específicas da Base, selecione a comunidade em que deseja realizar a busca nas opções oferecidas por meio da caixa “Buscar na Base”. Digite a palavra-chave ou a expressão de busca (o que deseja pesquisar) e clique na lupa.

É possível adicionar filtros para refinar a busca. Na primeira caixa de opções, é possível especificar outros campos de interesse e refinar a busca através desses. Por exemplo, para refinar a busca para documentos que sejam teses, basta selecionar na primeira caixa o “Tipo” de documento, em seguida colocar na segunda caixa de opções "Iguais" e selecionar a opção “Tese”.


COMUNIDADES/SUBCOMUNIDADES Topo

A Base de Conhecimento da CGU está organizada em 12 Comunidades, com suas respectivas Subcomunidades e Coleções. Cada comunidade tem sua própria página contendo informações sobre o conteúdo publicado, seguida de suas subcomunidades.


COLEÇÕES Topo

Uma comunidade pode conter várias coleções. Uma coleção serve para organizar os itens. A organização das coleções na Base de Conhecimento da CGU é por tema, conforme o tipo de documento dentro da Comunidade.

Acesso à coleção: para navegar até uma coleção, acesse a página inicial da Base e clique na comunidade desejada, dentre as 12 existentes. Em seguida, clique na subcomunidade correspondente à área temática do documento que deseja consultar ou submeter. Por fim, chegará na página das coleções subordinadas a essa subcomunidade e poderá escolher a coleção que deseja acessar.

Em relação à submissão de itens numa determinada coleção, você deve estar autorizado para tal tarefa. Mesmo se já estiver logado e não aparecer para você, na página da coleção, o botão “Submeter a esta coleção”, entre em contato com a equipe que administra a Base.


MEU ESPAÇO Topo

É a página pessoal mantida para cada membro cadastrado na Base de Conhecimento.

Essa página pode conter uma lista dos itens que estão em processo de submissão ou uma lista de tarefas dos itens que precisam de atenção, como por exemplo: edição, revisão ou verificação.

Se você é um dos membros autorizados a submeter ou revisar, ou se você é um membro da equipe responsável por uma coleção DSpace ou pela verificação de metadados, terá uma página “Meu Espaço” onde pode encontrar o relacionado abaixo.

Em qualquer ponto do processo de submissão, pode-se parar a tarefa e retomá-la depois por meio do botão "Cancelar/Salvar". As informações digitadas serão guardadas e podem ser recuperadas no "Meu espaço" a fim de continuar a submissão.


EDITAR PERFIL Topo

Permite mudar sua senha, além de atualizar outras informações como nome, sobrenome, telefone e outras.


SUBMETER Topo

É a função que permite ao usuário adicionar um item na Base. O processo de submissão inclui o preenchimento de informações sobre o documento em um formulário e carrega o(s) arquivo(s). Cada comunidade estabelece sua própria política.

Barra de progresso na parte superior da página de submissão, você encontra 6 botões que representam o fluxo de submissão (esses botões mostram em que etapa o submetedor está no momento). Os botões mudam de cor conforme as etapas de submissão vão sendo concluídas. A medida que cada tela é preenchida, você também pode usar esses botões para retornar às telas anteriores ou navegar para frente, dentro do processo de submissão, clicando sobre eles (sem perder dados já preenchidos).


FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO Topo

Preencher formulário de submissão: para submeter novo objeto digital na Base de Conhecimento da CGU, consulte o guia de preenchimento de metadados disponível em Guia de Preenchimento.


IDENTIFICADORES PERSISTENTES (HANDLES) Topo

Quando o item se torna parte do repositório, recebe uma URL persistente, ou seja, uma URL que não mudará mesmo se o arquivo mudar de sistema ou migrar para novo hardware. Utilizamos o Handle System, para manter um identificador persistente conhecido como "handle," para objetos digitais e outros recursos da Internet.

O handle é visualizado da seguinte forma:

https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/2362


LICENÇAS PARA PERMISSÃO OU RESTRIÇÃO DE USO Topo

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