Gerenciamento de Riscos e Controles Internos da CGU 31  Página de inicio de la colección

Logo

Suscribirse para recibir un correo electrónico cada vez que se introduzca un ítem en esta colección. RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Elementos (mostrados por Fecha Publicación en Descendente orden): 1 a 20 de 31
Fecha de publicaciónTítulo???itemlist.dc.description.abstract???
20-mar-2019Portaria n. 1.163, de 20 de março de 2019Institui a estrutura de governança relativa à Gestão de Riscos e ao Programa de Integridade da Controladoria-Geral da União (CGU).
20-ago-2018Metodologia de Gestão de Riscos da CGU: GR-RiscosA planilha de apoio à gestão de riscos da CGU traz a forma de registro das informações das etapas do processo de gerenciamento de riscos, previstas na Metodologia de Gestão de Riscos da CGU.
14-ago-2018Portaria n. 2.152, de 14 de agosto de 2018 [Relatório PGD - 12º trimestre]Esta portaria dá publicidade ao relatório de acompanhamento do 12º Trimestre do Programa de Gestão de Demandas (PGD) do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, referente ao período de 1º de abril a 30 de junho de 2018.
6-ago-2018Gestão de Riscos da CGU: formação de multiplicadoresEsta apresentação trata-se da capacitação para a Formação de Multiplicadores na Metodologia de Gestão de Riscos da CGU, oferecida pelo Núcleo de Gestão de Riscos. O objetivo da formação é capacitar servidores para atuarem como multiplicadores da metodologia de gestão de riscos da CGU e facilitadores nas oficinas de gerenciamento de riscos de processos organizacionais.
ago-2018Bow-tie [Modelo]A bow-tie, ou gravata-borboleta, é uma ferramenta utilizada na etapa de análise do processo de gerenciamento de riscos, relacionando objetivo, risco e suas causas e consequências e os controles existentes. Na Metodologia de Gestão de Riscos da CGU, essa ferramenta é utilizada na etapa de Identificação e Análise.
ago-2018Questionário para apoiar a identificação dos riscos [Modelo]Trata-se de um formulário de apoio para identificação dos riscos da CGU.
ago-2018Lista de Presença [Modelo]Trata-se de um modelo de lista de presença para ser utilizada em reuniões ou eventos sobre Gestão de Riscos da CGU.
jun-2018Metodologia de Gestão de Riscos da CGU: ManualEste Manual objetiva apresentar detalhes operacionais das etapas de gerenciamento de riscos previstas na Metodologia de Gestão de Riscos da CGU, com orientações, incluindo sobre o uso de recursos tecnológicos, modelos a serem aplicados e fluxos. As etapas da Metodologia de Gestão de Riscos são Definição do Plano de Gestão de Riscos, Seleção do Processo Organizacional, Entendimento do Contexto, Identificação e Análise dos Riscos, Avaliação dos Riscos, Priorização dos Riscos, Definição de Respostas aos Riscos, Validação dos Resultados das Etapas do Processo de Gerenciamento de Riscos, Implementação do Plano de Tratamento, Comunicação e Monitoramento e Avaliação Estratégica. O Manual possui apêndice com explicação sobre as subcategorias dos riscos à integridades previstas no Programa de Integridade da CGU.
6-abr-2018CGU lança metodologia para implantação da Gestão de Riscos [Notícia]Publicações (IntraCGU e Internet) do lançamento da metodologia a ser utilizada na operacionalização da Política de Gestão de Riscos (PGR/CGU), instituída pela Portaria nº 915/2017, lançada pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) no dia 5/4/2018 em Brasília. A Metodologia de Gestão de Riscos da CGU é um importante instrumento para colocar a PGR em prática no órgão de controle, servindo também como referência para os demais órgãos do Poder Executivo Federal.
5-abr-2018Gestão de Riscos da CGU [Apresentação de lançamento]Apresentação elaborada pela equipe da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DIPLAD) para o lançamento da Metodologia de Gestão de Riscos da CGU, ocorrido em 5/4/2018 no Auditório da CGU - Edifício Sede.
4-abr-2018Portaria n. 910, de 3 de abril de 2018Esta portaria aprova a Metodologia de Gestão de Riscos da Controladoria-Geral da União.
abr-2018Metodologia de Gestão de RiscosEste documento apresenta os fundamentos, a estrutura e a Metodologia de Gestão de Riscos do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) com o objetivo de orientar as unidades a implementá-la em conformidade com a sua Política de Gestão de Riscos (PGR/CGU), instituída por meio da Portaria CGU nº 915, de 12 de abril de 2017.
22-nov-2017Decreto n. 9.203, de 22 de novembro de 2017O decreto estabelece mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e a melhor prestação de serviços à sociedade. Além de determinar a criação do Comitê Interministerial de Governança (CIG), o normativo traz diretrizes para aumentar a eficiência do setor público, baseado em princípios como capacidade de resposta; integridade; confiabilidade; melhoria regulatória; prestação de contas e responsabilidade; e transparência.O decreto prevê o prazo de seis meses para a Controladoria-Geral da União (CGU) estabelecer procedimentos necessários à estruturação, à execução e ao monitoramento dos órgãos e entidades. A iniciativa tem por objetivo a promoção e adoção de medidas institucionais voltadas à prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção.
sep-2017Curso de gestão de riscos e controles internos: PARTE V - Respostas aos riscos; apetite e tolerância ao riscoCurso de Gestão de Riscos e Controles Internos realizado pela Secretaria Federal de Controle Interno (SFC), entre os dias 20 e 29 de setembro de 2017, para o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). A capacitação teve como objetivo instrumentalizar os servidores em relação à Instrução Normativa Conjunta CGU/MP nº 1. Desenvolvido pelo órgão, o curso contempla uma abordagem teórica e estudos de caso específico para os treinandos. Na ocasião, a capacitação foi ministrada pelos auditores federais Karen Cristina Teles e Tiago Lucas de Oliveira Aguiar.
14-ago-2017Manual de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos da GestãoApresenta a Metodologia de Gerenciamento de Integridade, Riscos e Controles Internos da Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), no contexto do Modelo desenvolvido no MP (Política, Instâncias de Supervisão e Metodologia). A metodologia tem por finalidade orientar a identificação, a avaliação e a adoção de respostas aos eventos de riscos dos processos da unidade, bem como instruir sobre o monitoramento e reporte. Neste manual estão descritas as premissas que embasaram sua elaboração, os procedimentos a serem empregados na aplicação da metodologia, além de apresentar os conceitos utilizados, papéis e responsabilidade, taxonomia de eventos de riscos e lista de controles básicos. Fornece, também, diretrizes básicas acerca de boas práticas, com objetivo de despertar os gestores para a importância da gestão de integridade, riscos e controles internos da gestão. Assim, é um ponto de partida que não esgota o tema, cujo aprofundamento pode ser adquirido em publicações especializadas, num processo de contínuo aprendizado.
ago-2017Metodologia de Gestão de Riscos - resultados alcançados e definições para a próxima faseApresentação sobre a aplicação da metodologia de gestão de riscos em processo de trabalho sob a gestão da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DIPLAD).
jun-2017Gerenciamento de Riscos Corporativos - Integrado com Estratégia e Performance (Sumário Executivo)Edição, em português, do Sumário Executivo do COSO, emitido pelo Committee of Organizations of the Treadway Commission (COSO), com a colaboração da PwC. Esta publicação pretende constituir um modelo conceitual para gerenciamento de riscos corporativos, útil para as organizações no desenvolvimento e na manutenção de práticas alinhadas com suas estratégias e adaptadas a ambientes de negócios cada vez mais complexos, globais e altamente dependentes de tecnologia. Destinada aos profissionais de auditoria interna, auditoria externa, controles internos, gestão de riscos, órgãos reguladores, conselheiros e administradores em geral, esse material foi elaborado pela PwC em conjunto com o Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil).
9-may-2017Avanços e conquistas da gestão de riscos - parte 2Cerimônia promovida pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) junto com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), que teve o objetivo de comemorar um ano de vigência da Instrução Normativa Conjunta 01/2016-CGU e MP, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal.
9-may-2017Gestão de Riscos no Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU)Apresenta o projeto de implantação da Gestão de Riscos no Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). A apresentação foi realizada no âmbito do evento de comemoração de um ano da Instrução Normativa MP/CGU n. 1, de 11 de maio de 2016.
9-may-2017Avanços e conquistas da gestão de riscos - parte 1Cerimônia promovida pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) junto com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), que teve o objetivo de comemorar um ano de vigência da Instrução Normativa Conjunta 01/2016-CGU e MP, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal.
Elementos (mostrados por Fecha Publicación en Descendente orden): 1 a 20 de 31